quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dia 17 de fevereiro - OS SETE SANTOS FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVOS DE MARIA (Servitas)

Esta Ordem surgiu nos séculos XII/XIII, numa sociedade burguesa que se dizia cristã mas cujas vivências tinham muito pouco de cristãs.
Alguns leigos procuram viver de acordo com os preceitos da igreja e formaram-se várias confrarias. Uma se destaca, a Ordem dos Servidores de Nossa Senhora, ou Servitas.
Diz a lenda que sete jovens burgueses, estando reunidos em oração com um grupo, no dia 15 de agosto de 1233, viram a imagem da Virgem  que ali estava, a mexer. Mais tarde, no regresso a casa, apareceu-lhes Nossa Senhora vestida de luto e chorando, e disse-lhes que a sua tristeza era por causa da guerra civil que havia em Florença há já catorze anos.
Estes sete rapazes deram um passo decisivo nas suas vidas: abandonaram a riqueza, o luxo, as festas e a família e dedicaram-se a servir os pobres, para experienciarem uma vida cristã de pobreza, caridade e humildade. Os seus nomes eram: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d'Antela e Aleixo Falconieri.
O bispo de Florença apoiou-os no seu desejo de fundarem a Companhia de Nossa Senhora das Dores, doando um terreno. Estes sete irmãos vestiam de negro, em homenagem à Virgem de luto. Viviam isolados, em constante oração e vigília.
Uma vez por semana, abandonavam o seu local de reclusão e iam rezar à Virgem, numa capela próxima.
Muitas vezes os viam mendigando para ajudarem quem necessitava.
Mais tarde surgiu então a ordem dos Servidores de Maria.
A capela onde costumavam rezar foi transformada num santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores, e é um dos templos marianos mais visitados no mundo.
Todos se tornaram sacerdotes, à exceção de Aleixo Falconieri, que não se considerava digno de vestir o hábito de representante de Cristo.
A ação dos Servitas espalhou-se por outros locais, inclusive para o Brasil.
Estes "Sete Fundadores" foram canonizados pelo Papa Leão XIII, em 1888. Celebra-se a sua homenagem no dia da morte do último fundador, Aleixo Falconieri.

Oração:




Inspirai-nos, ó Deus, a profunda piedade dos fundadores dos Servitas, que se distinguiram pela devoção à Virgem Maria e a Vós conduziram o Vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen!



Sem comentários:

Enviar um comentário