quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015


 
Dia 21 de fevereiro - SÃO PEDRO DAMIÃO, cardeal, bispo de Óstia


Pedro  nasceu no ano 1007, em Ravena, Itália.. Ficou órfão muito novo e foi criado um pouco descuidadamente pelos seus numerosos irmãos.
O irmão mais velho, Damião, acabou por se responsabilizar, sozinho, pelos seus estudos.
Pedro estudou na sua cidade natal, em Faenza e Pádua. Chegou a ensinar em Parma, mas depois ingressou no mosteiro camaldulense de Fonte Avelana, na Úmbria, mosteiro que se tornou o centro das atividades reformadoras de Pedro. Em agradecimento a seu irmão Damião, assumiu também o seu nome ao tornar-se sacerdote.
Pedro Damião tornou-se o superior diretor na Ordem Camaldulense, por mérito próprio. Esta ordem tinha regras muito rígidas, e ele tornou-as ainda mais duras. Criticou severamente todos os conventos onde não havia pobreza e a sua influência espalhou-se por Itália e chegou a França.
Era um sacerdote contemplativo que condenava o luxo dos cardeais. Referia constantemente Pedro e Paulo como exemplos dos evangelizadores, que percorriam enormes distâncias, descalços, desprovidos de bens materiais, para levar a Palavra de Deus a quem dela necessitasse.
Trabalhou arduamente para devolver à vida religiosa a sua essência, ou seja, a consagração total a Deus, num ambiente de austeridade e penitência.
Esteve ao lado de seis papas para ajudar a combater a falta de homens cultos e austeros que reprentassem condignamente a Igreja.
Depois de várias peregrinações a Milão, à Alemanha e a França, tornou-se cardeal e foi para a diocese de Óstia. Deixou vários escritos importantes que serviram para doutrinar muitos depois de si.
Morreu em 1072, na cidade de Faenza, quando voltava de uma missão de paz.
A sua forma de viver cativou muita gente que passou a venerá-lo como santo. Em 1828, o Papa Leão XII proclamou São Pedro Damião doutor da Igreja, pelos seus escritos e pela sua atuação em prol de uma Igreja mais santa.

 Frases de São Pedro Damião:

"Não ama a Cristo, quem não ama a cruz de Cristo."

"Vamos transmitir para a posteridade o exemplo de virtude que nós recebemos dos nossos antepassados."


Protetor das pessoas com insónias e enxaquecas.

Oração:

Ó Deus, nós Te suplicamos, que todos os homens possam encontrar-Te pessoalmente e responder-Te com a mesma fé de Abraão, dos apóstolos e dos santos. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário