terça-feira, 7 de abril de 2015


Dia 1 de abril - SANTO HUGO, confessor, bispo de Grenoble
1053 - 1132


Este santo nasceu em França, em Castelnovo, no ano de 1053. Fez os seus estudos em Valência e em Reims, onde foi aluno de São Bruno.
Fez a sua formação religiosa tornando-se sacerdote e, com apenas vinte e sete anos, o Papa Gregório VII, nomeou-o bispo de Grenoble, cargo que ocupou durante cinquenta e dois anos.
Foi um bom colaborador dos Papas de então, a saber, Gregório VII,  Urbano II, Pascoal II e Inocêncio II, ajudou na renovação da Igreja, dando primeiro o exemplo na sua vida pessoal e interior, com oração, penitência, sacrifícios e vigílias.
Em dada altura, retirou-se para um mosteiro beneditino, mas o Papa chamou-o de volta à sua diocese e, ele, obediente, regressou a Grenoble.
Participou no Concílio de Viena e foi muito ativo a semear a paz e o Evangelho.
Por causa dos muitos sacrifícios e penitências que fazia, muitas vezes ficou doente. Percebendo a sua debilidade física, o Papa Inocêncio II dispensou-o das suas obrigações. Pouco tempo depois, com quase oitenta anos, faleceu em Grenoble, em 1132.
Em 1134 foi canonizado.

Oração:

São Hugo de Grenoble, alcançai-me uma vida de contemplação, oração, escuta de Deus, trabalho e disciplina, a fim de que eu não desperdice o meu tempo com coisas levianas e passageiras, que comprometam a minha salvação. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário