sexta-feira, 17 de abril de 2015


Dia 7 de abril -  SÃO JOÃO BAPTISTA DE LA SALLE, presbítero






João Baptista de La Salle nasceu no dia 30 de abril de 1651, em Reims, França. Oriundo de uma família tradicional, da nobreza, o pai, descendente de Carlos Magno era conselheiro do Supremo Tribunal aquando do seu nascimento.
Os pais eram católicos e seguiam os ensinamentos da Igreja, passando-os também aos filhos. João Baptista era o mais velho de sete irmãos e revelou ser muito dotado em termos espirituais.
Desde pequeno que teve contacto com a música pois semanalmente os De La Salle recebiam e apresentavam em sua casa os artistas mais importantes da cidade e João Baptista interpretava tão bem música de caráter religioso que o pai o incentivou a fazer parte do coral dos cónegos da catedral. Mas esperava que o filho seguisse uma carreira política. 
No entanto, o jovem João Baptista decidiu seguir a vida religiosa e o pai não se opôs. Aos dezasseis anos era já cónego da catedral de Reims. Como era um rapaz estudioso e muito culto, com apenas dezoito anos recebeu o título de mestre das Artes Livres , entrou para a Sorbonne e passou a viver no Seminário de Saint Sulpice em Paris, onde se tornou catequista, chegando a catequizar cerca de quatro mil crianças.
Terminou o seminário aos vinte e um anos e, como já não tinha pai e mãe, teve de tomar conta dos irmãos. Em 1678, foi então ordenado sacerdote. Fundou uma escola para formação de professores leigos mas, ao mesmo tempo continuou os seus estudos teológicos até se tornar doutor, em 1681.
Fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs que cresceu  muito rapidamente. Criaram um seminário e a Congregação chegou aos setecentos e cinquenta irmãos, tinham cento e catorze escolas, trinta e um mil alunos pobres, tudo isto ainda no tempo de João Baptista.
Faleceu no dia 7 de abril de 1719, em Rouen, numa Sexta-Feira Santa. Foi canonizado em 1900 pelo Papa Pio X.

Padroeiro celeste, junto a Deus, de todos os educadores, assim foi proclamado pelo papa Pio XII. Padroeiro dos professores.

Oração:

Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã dos jovens, suscitai na Vossa Igreja educadores que se consagrem inteiramente à formação humana e cristã da juventude. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário