segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dia 9 de abril - SANTA CASSILDA


Cassilda ou Cacilda, nasceu em Toledo, na Espanha, em 1050. Era filha de um rico e poderoso rei mouro, de Toledo, que odiava cristãos, perseguia-os e lançava-os nas masmorras. Ali, essa gente era deixada sem alimento, dias e dias.
Cacilda sofria em silêncio com o destino destas pessoas e decidiu-se, pela calada da noite, disfarçar-se e levar-lhes pão. O pai soube disto e, disfarçando-se, seguiu a filha. Um dia, saíu-lhe ao caminho e ordenou-lhe que mostrasse o que levava sob o manto. A jovem obedeceu e o que se viu foi um molho de rosas frescas e perfumadas.O rei deixou-a passar e ela foi ter com os presos levando-lhe o alimento que já tomara a sua forma de pão.
Diz-se que sempre que os guardas a apanhavam, o pão transformava-se em rosas.
Cacilda ansiava por poder ser batizada. Deus enviou-lhe um mal incurável e, depois numa visão, revelou-lhe que deveria ir a Burgos e banhar-se nas águas do lago São Vicente.
O pai deixou-a ir e Cacilda curou-se. Em agradecimento a Deus, mandou erigir um oratório perto do lago, onde foi batizada como era ser desejo e onde passou o resto dos seus dias. Faleceu no ano 1007.
Devido aos milagres que lhe foram atribuídos, o seu culto espalhou-se rapidamente por toda a Espanha. É muito venerada em Burgos, Toledo e Saragoça. É invocada em tempos de guerra.
No dia 9 de abril celebra-se  a trasladação dos seus restos mortais para Burgos, para um majestoso templo que os fiéis da cidade mandaram construir para homenagear Santa Cacilda.
A respeito desta princesa moura convertida ao cristianismo, foi dito: " Peregrinou do erro para a verdade, da opulência para a pobreza, das margens do Tejo para as montanhas de Burgos."

Oração:

Deus, nosso Pai, Vós sois a voz que sacode o nosso deserto, a voz que nos agita, o grito que nos acorda no meio da noite, a areia que nos atormenta o rosto, o cisco caído no nossos olhos, a luz que nos ofusca e nos mantém despertos. Vós sois, Senhor, o espaço em que caminhamos, a respiração de todo o nosso ser, o ponto de encontro, a hora marcada, a palavra bendita, a promessa de novos céus e a nova terra, em nós já realizada e cumprida. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário