quarta-feira, 27 de maio de 2015


SÃO PEDRO MARIA CHANEL, presbítero e mártir - dia 28 de abril


Pedro Maria Chanel nasceu em França, em Cuet, dia 12 de julho do ano de 1803. Em 1824 ingressou no seminário de Bourg e foi ordenado sacerdote três anos depois. Foi vigário de Amberieu e de Gex. Posteriormente, entrou para a Sociedade de Maria sob orientação  do padre Colin.
Desde jovem que acalentava o desejo de ser missionário e a oportunidade surgiu em 1837, quando partiu com um confrade leigo, Nicézio,  para a pequena ilha Futuna, no arquipélago de Tonga e que fica no Oceano Pacífico. A sua mensagem surtiu de imediato grande efeito junto da população jovem da ilha. Mas teve de enfrentar a oposição dos líderes mais antigos que viam uma ameaça contra os seus costumes nas pregações do "sacerdote branco". Foi avisado por amigos do risco que corria se não abandonasse a ilha, mas Pedro Chanel resolveu arriscar e continuar a pregar.
No dia 28 de abril de 1841 foi morto, a bordoadas de tacape. O seu sacrifício não foi em vão pois a semente que deixou germinou e todos os habitantes se tornaram cristãos.
O novo mártir cristão foi beatificado em 1889 e inscrito no Martirólogo Romano em 1954.

Padroeiro da Oceania.

Oração:

Ó Deus de admirável providência que, no mártir São Pedro Maria Chanel, destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário