sábado, 20 de junho de 2015


SANTO ÂNGELO - dia 5 de maio
1185-1220



Santo Ângelo nasceu no ano 1185, na cidade de Jerusalém. Os pais eram judeus, de seus nomes José e Maria, nomes que eram comuns naquela região. A conversão dos pais do santo aconteceu depois de Nossa Senhora ter dito a Ângelo, durante a sua oração, que iria ter um irmão. Os pais eram já idosos e parecia impossível que tal viesse a realizar-se mas, de facto, nasceu um menino a quem foi dado o nome de João e foi batizado juntamente com os pais.
Ângelo viveu em vários conventos, na Palestina e na Ásia Menor. Entrou para a Ordem do Carmo com dezoito anos e em 1213 foi ordenado sacerdote. Teve uma vida cheia de graças concedidas pelo Senhor, especialmente o dom da profecia e dos milagres, após ter vivido cinco anos no monte Carmelo, no mesmo lugar onde viveu o profeta Elias.
Segundo a tradição, Ângelo saiu do monte Carmelo com os primeiros carmelitas em direção a Roma, onde pretendiam obter a aprovação da Regra do Carmelo, do Papa Honório III, e foram de seguida para a Sicília. Ao visitar a basílica de São João, encontrou-se com os sacerdotes que se tornariam santos, Domingos de Gusmão e Francisco de Assis.
Dos seus maiores feitos, destaca-se o notável trabalho de evangelização e conversão que fez com os hereges da região.
No dia 5 de maio de 1220, o sacerdote Ãngelo fez a sua última pregação, na igreja de Licata, na Sicília. Foi assassinado.
Venerado pela população, mandaram erguer uma igreja em sua homenagem no local do seu martírio e onde ficou sepultado o seu corpo.
Foi canonizado em 1498. Em 1662 as suas relíquias foram trasladadas para a igreja dos carmelitas. O seu culto difundiu-se muito entre os seus fiéis e na Ordem do Carmo. A veneração ao santo mantém-se até aos nossos dias, sendo invocado em situações de dificuldade.
Esta fé chegou também à América, onde os primeiros carmelitas se instalaram e construíram igrejas.

Padroeiro de muitas localidades, em Itália e noutras regiões da Europa.

Oração:

Ó Deus de admirável providência que, no mártir Santo Ângelo, deste ao Vosso povo, pastor corajoso e forte, concedei-nos, por sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário