sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

SÃO BONIFÁCIO - dia 5 de junho


Resultado de imagem para santo do dia 5 de junho



   São Bonifácio nasceu em 675, no Reino Unido, e foi batizado como Wilfrido. Muito novo ainda foi para o mosteiro de Nursling, na diocese de Winchester. Aí se formou como professor e foi ordenado com 30 anos. Foi o responsável pela primeira gramática de latim feita em Inglaterra. 
   Em 718, o Papa São Gregório II deu a Wilfrido a ordem de levar a Palavra de Deus aos hereges. E o jovem partiu em direção à Alemanha, fixando-se em Hesse. Pouco tempo passou e os seus dons de missionário e reformador deram muitos frutos.
   Foi eleito bispo de todas as regiões da Germânia em 30 de novembro de 722. Mudou as mentes, desenraizou superstições pagãs e evangelizou e batizou inúmeros pagãos.
   Ficou conhecido como o Apóstolo da Alemanha por ter evangelizado grandes regiões neste país, por ter fundado e organizado muitas igrejas, a mando da Santa Sé.
   Fez várias visitas a Roma e de cada vez era incumbibo de cargos mais importantes. Após a sua terceira viagem, foi nomeado delegado da Sede Apostólica e, São Bonifácio (nome escolhido pelo Papa),  e o seu discípulo São Sturmi, fundaram em 741 o mosteiro de Fulda, que viria a tornar-se o Monte Cassino da Alemanha.
   Um homem de coração sereno, dócil e firme, tímido e corajoso, de oração e ação, não parou para recolher os louros do seu trabalho, mas espalhou o cristianismo pela Europa
    Foi assassinado a 5 de junho de 754 em Dokkum, na Holanda, para onde tinha sido convidado para celebrar o Crisma. Ele e outros cristãos foram brutalmente atacados e mortos por pagãos, tendo o santo sido decapitado.
   O seu corpo repousa no mosteiro de Fulda, no estado alemão de Hesse, local onde se reúne a Conferência de Bispos Alemães, em sua homenagem.
   Palavras de São Bonifácio: "Não sejamos cães mudos, não sejamos sentinelas silenciosas, não sejamos mercenários que fogem do lobo, senão pastores solícitos que vigiam o rebanho de Cristo, anunciando o desígnio de Deus aos grandes e pequenos, aos ricos e aos pobres, aos homens de toda a condição e de toda a idade, na medida em que Deus nos dê força."


Oração

Deus, nosso Pai, 
velai por todos aqueles
que têm a missão de guiar o Vosso povo santo e pecador,
através das contradições do nosso tempo.
Iluminai as mentes e os corações
dos nossos pastores:
Papa, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas,
evangelizadores leigos e consagrados,
todos os batizados 
indistintamente chamados a dar testemunho
do Evangelho
no meio em que vivem.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ámen.