São MARCELINO de CHAMPAGNAT - dia 6 de junho
Marcelino José Benedito Champagnat nasceu em França, perto da cidade de Lyon, no dia 20 de maio de 1789. Filho de camponeses pobres e muito religiosos, o pai era um agricultor com alguma cultura, praticante e muito respeitado na comunidade em que vivia. A mãe, para além dos trabalhos domésticos e da venda dos produtos que produziam, cuidava da educação dos filhos com a ajuda da cunhada, que desistira de ingressar no convento. Toda a família era muito devota de Nossa Senhora.
A sua experiência na escola não foi feliz pois ficou traumatizado com o castigo que um professor inflingiu a um colega. Preferiu então trabalhar na agricultura com o pai, atividade que se estendeu até aos 14 anos. Nessa idade, o pároco local alertou-o para a sua vocação religiosa.
Mesmo tendo pouca escolaridade e poucos recursos financeiros, ingressou no seminário de Verrières. Estudou afincadamente apesar de ter de enfrentar muitas dificuldades mas, aos 27 anos, recebeu o seu diploma e foi ordenado sacerdote no seminário de Lyon.
A sua dura infância e movido pelo Espírito Santo, fê-lo dedicar-se aos problemas dos jovens da sua época, especialmente ao abandono por que passavam, nos campos da religião e dos estudos. Marcelino rezou e meditou muito procurando ajuda para intervir nesses desafios.
Numa visita a um rapaz doente, Marcelino descobriu que este era analfabeto e nada sabia sobre Deus e a religião. E havia tantos como ele. A sua alma estava angustiada com tantos problemas sem solução: jovens vagando pela vida sem rumo. Liderou então um grupo de jovens rumo à educação da juventude. Assim nasceu a futura Congregação dos Irmãos Maristas, também denominada Família Marista, uma Ordem Terceira que leva o nome de Maria e a sua proteção.
Esta obra tomou tais proporções que Marcelino acabou por se dedicar completamente a ela. Determinou que os membros da Congregação não deveriam ser sacerdotes, mas leigos, a fim de assumirem a missão de catequizar e alfabetizar as crianças, jovens e até adultos, nas escolas paroquiais.
Ainda vivo teve o prazer de ver a sua obra sendo aceite e frutificando em todos os países onde chegou. Mesmo nos dias de hoje, a criteriosa educação marista é uma referência presente nas melhores escolas do mundo.
Marcelino Champagnat morreu com 51 anos, a 6 de junho de 1840. Foi beatificado em 1955 e proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1999. É considerado um grande percursor dos modernos métodos pedagógicos que excluem o castigo físico.
Oração a São Marcelino de Champagnat
São Marcelino de Champagnat,
durante a vossa vida
caminhastes na preseça de Deus,
cheio de fé e
profunda confiança filial na proteção de Maria,
e fostes misericordioso para com o próximo,
cheio de amor e carinho pelos pobres e pequeninos,
os prediletos de Deus.
Por isso, com grande confiança
nos dirigimos a vós.
Consegue-nos do Senhor
a graça (... indicar o pedido).
Isso vos pedimos
pela glória de Deus, nosso Pai querido.
Amém!
São Marcelino de Champagnat, rogai por nós!
Devoção: à evangelização, principalmente voltada para as crianças e para o povo mais necessitado.
Padroeiro dos necessitados.