terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Santo AGOSTINHO de CANTUÁRIA - Dia 27 de maio


   Segundo uma lenda, foi José de Arimateia o primeiro evangelizador da Grã-Bretanha.
   O país tinha-se deixado invadir pela idolatria, após a invasão dos Saxões nos séculos V e VI. O rei de Kent, Etelberto, casou-se com a princesa cristã Berta, filha do rei de Paris, e esta mandou edificar uma igreja que passou a ter como celebrantes padres católicos.
   Quando o Papa Gregório Magno recebeu esta notícia, julgou que era tempo de mandar evangelizar a ilha. Essa missão foi entregue ao prior do mosteiro beneditino da Santo André, que se revelou não muito valente, mas muito humilde e dócil.
   Partiu de Roma com uma comitiva de quarenta monges, no ano 597. Parou na ilha de Lerins onde recebeu informações sobre a belicosidade dos saxões, Amedrontado, voltou para Roma e pediu veementemente ao Papa que o mandasse para outro local. O papa, para o encorajar, nomeou-o abade mas ele apenas chegou à Gália. Entretanto, foi nomeado bispo e lá avançou mais um pouco. Na primavera, chegaram ao largo da ilha britânica Thenet e o rei, impulsionado pela sua esposa cristã, foi pessoalmente ao seu encontro. Acompanhou-os depois até à sua residência, em Canterbury, onde mais tarde foi edificada a abadia que terá o nome de Agostinho. A obra missionária  superou a expectativa e até o próprio rei pediu para ser batizado, servindo de exemplo a milhares de súbditos que se tornaram cristãos.
   Em Roma, o Papa recebia com alegria as notícias vindas da Grã-Bretanha. Mostrava a sua satisfação em cartas que escrevia a Agostinho e enviou-lhe também o pálio e a nomeação de arcebispo primaz da Inglaterra, contudo advertindo-o para não se envaidecer com o título.
   Agostinho mandou erigir outras duas sedes episcopais, em Londres e em Rochester.
   Morreu a 26 de maio de 604 e foi sepultado em Canterbury.
   Agostinho de Cantuária é o apóstolo dos ingleses.

Oração:

Meu Senhor, por intercessão de Santo Agostinho de Cantuária, eu Vos peço a graça de perseverança na fé, da constância na oração, para que, assim como a sua tão nobre alma, possa eu também desempenhar a missão para a qual fui chamado. Dai-me, Senhor, os dons que me são necessários para que eu vença as dificuldades em que me encontro. Iluminai-me, Senhor! Ámen.
.


Sem comentários:

Enviar um comentário