segunda-feira, 18 de abril de 2016

11 de janeiro, dia de S. TEODÓSIO


SÃO TEODÓSIO - dia 11 de janeiro





Em 424, nasceu na Capadócia. Filho de pais piedosos, recebeu uma educação esmerada que deu bons frutos, pois ainda muito jovem foi escolhido para fazer leituras públicas durante a Santa Missa.
Adquiriu um profundo conhecimento do Livro dos Santos e a leitura frequente da vida de Abraão impressionou-o especialmente por ele ter acatado a ordem de Deus para abandonar família e terra e procurar outras paragens.
Ele próprio viria a receber o mesmo chamamento mas, antes de o aceitar, faz uma viagem à Terra santa e visitou os Santos Lugares. Ao passar num desses Lugares, foi abordado pelo penitente S. Simeão Estelita que, apesar de não o conhecer, o chamou pelo nome e lhe disse que Deus o tinha escolhido para ser o instrumento de santificação de muitas almas.
Esse chamamento fê-lo decidir-se a dedicar-se à vida religiosa num convento perto da Torre de David, onde, sob a proteção de um santo eremita de nome Longino, evoluiu muito no caminho da santidade.
Ficou como provedor num Mosteiro perto de Belém, mas com as visitas frequentes que recebia no Mosteiro, decidiu-se a viver como eremita, na solidão de uma gruta, entregue, durante trinta anos, à penitência.
A sua santidade atraiu moços que quiseram seguir o seu caminho e fundou uma comunidade e fundou também albergues e  hospitais para atender os peregrinos.
Muito lhe podia faltar mas a sua confiança na Providência Divina nunca o abandonou e ela lhe valeu em momentos muito difíceis.
No fim da vida, sofreu  perseguições por parte do imperador Anastácio que o expatriou, mas Anastácio morreu e Teodósio pôde voltar ao seu trabalho habitual.
A sua vida foi inspiradora para muitos e dizia sempre que a oração e o trabalho afastavam o homem do pecado.


ORAÇÃO:


Deus de bondade, que fazeis tudo de bom para o ser humano e a cada um de nós acolheis com paternal afeição, concedei-nos, pela intercessão de S. Teodósio, a graça de entregar em Vossas mãos as nossas dificuldades e dai-nos o dom da confiança absoluta no Vosso Amor. Por Cristo Nosso Senhor!
Ámen.

domingo, 17 de abril de 2016

SANTA JOANA D'ARC - dia 30 de maio




   Joana D' Arc nasceu na França medieval, no dia 6 de janeiro de 1412. Quando era criança, foi testemunha do assassínio da sua família por bárbaros soldados ingleses.
   Com 13 anos, começou a ter visões e a receber mensagens, segundo ela, de São Miguel, de Santa Catarina e de Santa Margarida. Nesta mensagens, era orientada para entrar para o exército francês e ajudar a França na luta contra a Inglaterra. Era a época da guerra dos Cem Anos.
   Cortou o cabelo curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treino militar. Entrou para o exército onde chegou mesmo a comandar tropas, levando uma bandeira com uma cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados. Duas vitórias e o reconhecimento do rei atraíram sobre si a inveja de outros líderes militares que começaram a conspirar contra ela.
   Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses e vendida aos ingleses, que a julgaram por heresia.
   Foi acusada de praticar feitiçaria, por causa das suas visões, e condenada à morte na fogueira.Tinha apenas 19 anos. Foi queimada viva na cidade de Rouen, em 30 de maio de 1431. Foi canonizada em 1920, pelo Papa Bento XV.

   Padroeira de França.

Oração:

Ó Deus, 
que nos alegrais com a comemoração de Santa Joana d'Arc,
concedei que sejamos ajudados pelos seus méritos
e iluminados pelos seus exemplos de castidade e fortaleza.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, 
na unidade do Espírito Santo.
Ámen.