domingo, 17 de abril de 2016

SANTA JOANA D'ARC - dia 30 de maio




   Joana D' Arc nasceu na França medieval, no dia 6 de janeiro de 1412. Quando era criança, foi testemunha do assassínio da sua família por bárbaros soldados ingleses.
   Com 13 anos, começou a ter visões e a receber mensagens, segundo ela, de São Miguel, de Santa Catarina e de Santa Margarida. Nesta mensagens, era orientada para entrar para o exército francês e ajudar a França na luta contra a Inglaterra. Era a época da guerra dos Cem Anos.
   Cortou o cabelo curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treino militar. Entrou para o exército onde chegou mesmo a comandar tropas, levando uma bandeira com uma cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados. Duas vitórias e o reconhecimento do rei atraíram sobre si a inveja de outros líderes militares que começaram a conspirar contra ela.
   Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses e vendida aos ingleses, que a julgaram por heresia.
   Foi acusada de praticar feitiçaria, por causa das suas visões, e condenada à morte na fogueira.Tinha apenas 19 anos. Foi queimada viva na cidade de Rouen, em 30 de maio de 1431. Foi canonizada em 1920, pelo Papa Bento XV.

   Padroeira de França.

Oração:

Ó Deus, 
que nos alegrais com a comemoração de Santa Joana d'Arc,
concedei que sejamos ajudados pelos seus méritos
e iluminados pelos seus exemplos de castidade e fortaleza.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, 
na unidade do Espírito Santo.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário