sábado, 29 de agosto de 2015

LER & MEDITAR

Resultado de imagem para paisagem zen

À medida que o o amor cresce em si, a beleza também cresce.
O amor é a beleza da alma.

Santo Agostinho de Hipona

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LER & MEDITAR

 

Por falta de governo, arruína~se o povo;
onde há muitos conselheiros, aí haverá salvação.

Provérbios 11, 14

terça-feira, 25 de agosto de 2015

LER & MEDITAR

 

Os vícios

O trabalhador dado ao vinho não enriquecerá;
aquele que não cuida do pouco que tem, cairá na miséria.
O vinho e as mulheres fazem sucumbir os próprios sábios,
aquele que se junta com prostitutas perderá toda a vergonha.

Ben Sira 19, 1-2

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SÃO PASCOAL BAYLON - dia 17 de maio

 

Pascoal Baylon é espanhol, nascido na cidade de Torre Hermosa, no dia 16 de maio de 1540. De família humilde, muito novo se tornou pastor de ovelhas e, aos dezoito anos, tentou a entrada no convento franciscano de Santa Maria do Loreto, para seguir a sua vocação. A primeira tentativa não foi frutuosa mas, em 1564, depois de ter recusado a herança que um homem rico que ele havia curado e por causa dos seus dons carismáticos, teve finalmente entrada na Ordem.
Pela humildade que lhe era inerente, Pascoal foi sempre um irmão leigo que exercia funções de porteiro e ajudando no que era preciso. Era um homem bom e caridoso, fazendo muita oração e penitência. Por ser de origem humilde, não tinha formação intelectual mas muitos dons lhe foram dados pelo Espírito Santo.
A sua fama era tal que a ele acorriam personalidades ilustres da época, recorrendo ao seu aconselhamento sábio. Também o seu superior lhe confiava tarefas importantes, como transportar documentos importantes até Paris. Essa viagem, fê-la Pascoal descalço, a pé, vestindo o hábito franciscano e correndo sérios riscos de vida.
Defendia com paixão a sua fé e lutou contra os calvinistas franceses que negavam a eucaristia. Com a sua pouca cultura, era um homem loquaz quando dissertava sobre a sua espiritualidade e a eucaristia.
É considerado um dos primeiros teólogos da eucaristia pois deixou-nos um pequeno livro onde comprova a presença real de Cristo na eucaristia, bem como o poder sagrado que é transmitido ao sacerdote.
No dia 17 de maio de 1592, com cinquenta e dois anos, Pascoal exalou o último suspiro em Vila Real, Valência. Foi canonizado em 1690.

Padroeiro das obras e dos congressos eucarísticos, nomeado pelo Papa Leão XIII.

Oração:

Permite, Senhor, que por intercessão de São Pascoal Baylon cultive eu, também, muito amor pela Sagrada Eucaristia e que seja para mim fonte de comunhão cada vez maior com Cristo e com a Igreja. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

LER & MEDITAR

 
 
O orgulho origina contendas; mas a sabedoria está com 
os que aceitam conselho.
 
Provérbios 13, 10

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - dia 16 de maio
 

Nasceu no ano 1330, em Nepomuk, região da Boémia, na atual República Checa.Os pais tinham já uma idade avançada e eram pobres mas, ainda assim, João formou-se em teologia e direito canónico na universidade de Praga, estabelecimento moderno e muito avançado para a época.
Desde muito cedo que João sabia que a sua vocação era servir a  Deus. Quando se tornou sacerdote, tratou de pôr a render o seu talento de orador sacro, e fê-lo tão brilhantemente que foi convidado para ser capelão e confessor na corte. O rei, Venceslau IV, era um homem de difícil trato e com mau caráter, e deu muito trabalho a João. Já a imperatriz, Joana da Baviera, era uma mulher bondosa e caridosa e fez do sacerdote João seu confessor e seu guia espiritual.
Não se sabe bem como ocorreu o seu martírio, mas sabe-se que o rei Venceslau queria controlar tudo, incluindo a Igreja, e não aceitou de bom grado a chegada do novo bispo que foi enviado por Roma a pedido da rainha. Diz-se, então, que Venceslau queria que João quebrasse o segredo de confissão da rainha, coisa a que não acedeu. Por isso, foi torturado e morto. Depois, às escondidas, o seu corpo foi deitado ao rio Vitava a 16 de maio de 1383.
No dia seguinte, o cadáver apareceu a boiar no rio e a população pôde vê-lo circundado por uma luz misteriosa com cinco estrelas. Foi recolhido e perceberam que era o capelão João. Toda a cidade ficou a saber o que acontecera e que havia mão do rei Venceslau em tal ato. Em procissão, o corpo foi levado e enterrado na Igreja de Santa Cruz, onde ainda se encontra.
João Nepomuceno foi canonizado em 1729 e é hoje celebrado como mártir da confissão e venerado na cidade de Praga.

Padroeiro dos confessores.

Oração:

Concedei-me, ó Senhor do céu e da terra, ser sempre firme na luta pelos direitos da fé e da Igreja e, por intercessão de São João Nepomuceno, dai-me, Senhor, a graça que vos peço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

sábado, 8 de agosto de 2015

SANTO ISIDORO, o LAVRADOR - dia 15 de maio
1080 - 1130




Isidoro nasceu no ano 1030 em Madrid, Espanha, no seio de uma família de gente muito pobre. Desde muito novo começou a trabalhar no campo.
Casou-se jovem com Maria Turíbia e tiveram um filho. O único filho do  casal morreu e Isidoro decidiu seguir uma vida de castidade servindo a Deus, mas continuando a sua vida de trabalhador do campo.
Todos os dias se dedicava à oração. Abandonando o trabalho, afastava-se dos companheiros de trabalho e, num local isolado, ajoelhava-se e passava longo tempo agradecendo e louvando o Senhor. Isidoro compensava o tempo de oração trabalhando na hora do almoço, a hora de maior calor, o que intrigava os colegas que resolveram denunciá-lo ao patrão.
O dono dos campos foi averiguar a situação e, sem ser visto, observou Isidoro que orava e viu também que enquanto ele rezava, dois homens de vestes brancas e brilhantes continuavam o seu trabalho. O dono das terras percebeu que eram anjos e passou a venerar o seu empregado.
Isidoro trabalhou sempre como camponês até ao fim da sua vida.
Morreu com sessenta anos e atribuem-se-lhe muitos milagres.

Padroeiro da cidade de Madrid e da Conferência Nacional da Vida Rural, nos Estados Unidos da América.

Oração:

Santo Isidoro, a vossa fé levava-vos a esquecer o mundo para contemplar as belezas do Reino de Deus. Dando-vos em oração, os anjos completavam o vosso trabalho como agricultor. Abençoai-me, Santo Isidoro! Abençoai a minha família, a minha terra, a minha horta, as minhas plantações, a minha criação: Pedi aos anjos que sustentem as minhas forças nas horas de cansaço. Abri os meus olhos e fazei-me ver, na semente que nasce, na flor que desabrocha, no fruto que amadurece, a força criadora de Deus omnipotente. Fortalecei a minha fé, dai-me gosto pela oração, que a minha piedade atraia as bênçãos de Deus e dos anjos do céu para o trabalho das minhas mãos e faça frutificar a minha plantação. Ámen.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

SÃO MATIAS - dia 14 de maio

 

São Matias foi discípulo de Jesus e foi quem substituiu Judas Iscariotes. Era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o início da Sua vida pública. Testemunhou os acontecimentos da vida do Mestre, entre os quais a paixão e a ressurreição.

Nos Atos dos Apóstolo, é assim descrita a sua eleição:

"Portanto, de entre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a partir do batismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto, é indispensável que um deles se torne, connosco, testemunha da sua ressurreição.
Designaram dois: José, de apelido Barsabas, chamado Justo, e Matias. Fizeram, então, a seguinte oração: "Senhor, Tu que conheces o coração de todos, indica-nos quais destes dois escolhestes para ocupar, no ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, que foi para o lugar que merecia." Depois, tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias, que foi incluído entre os onze Apóstolos." (Atos dos Apóstolos 1, 21-26)

Padroeiro dos carpinteiros.

Oração:

Concedei-nos, Senhor do mundo, a fé inabalável dos primeiros apóstolos e, por intercessão de São Matias, alcançar a Graça que tanto necessito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.




terça-feira, 4 de agosto de 2015

LER & MEDITAR


O ímpio enreda-se nos pecados da língua,
mas o justo liberta-se da angústia.

Provérbios 12, 13