terça-feira, 26 de maio de 2015

 SANTA ZITA, virgem - dia 27 de abril

 

Zita nasceu na Itália, em Monsagrati, perto da cidade de Lucca, no ano 1212. Era filha de camponeses e, com apenas doze anos de idade, foi trabalhar como empregada doméstica para casa de uma família rica.
A sua vida pautou-se sempre por perceber o que agradava ou não ao Senhor, e proceder escolhendo o que o seu coração dizia. Foi incumbida de distribuir as esmolas todas as sextas feiras. E dava do pouco que tinha, da sua roupa, da sua comida, do seu dinheiro. Diz-se que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados, mas o que transportava no seu avental transformou-se em flores.
Foi empregada doméstica até aos sessenta anos e, na hora da sua morte, tinha a seus pés toda a família Fantinelli, a quem servira toda a vida. Partiu no dia 27 de abril de 1278, para a Glória do Senhor.
Em vida, recebeu inúmeras graças especiais, para si e para as pessoas com quem convivia.
Foi canonizada em 1696, pelo Papa Inocêncio XIII, e o seu corpo continua totalmente preservado. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.

Padroeira das empregadas domésticas, das donas de casa e dos criados.

Oração:

Ó gloriosa Santa Zita, que tão bem soubeste aliar a vida de trabalho à vida de oração, dando como Maria o coração a Deus, e como Marta, os braços ao próximo, alcançai-me de Deus Nosso Senhor, esta ciência divina dos santos: a graça da santificação do trabalho pela vida de fé, uma fé viva que ensine a ver nos homens e nos seus atos a mão da Providência, que pelo calvário e pela cruz me quer conduzir ao triunfo da Ressurreição gloriosa da bem-aventurança. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário