terça-feira, 12 de maio de 2015

SANTO ANSELMO, bispo e doutor da Igreja - dia 21 de abril


Este santo é oriundo de Aosta, no Piemonte, em Itália. Nasceu no ano 1033, no seio de uma família rica e nobre que se movia nos altos círculos sociais. O pai queria que o filho seguisse a mesma linha familiar para poder aumentar o prestígio e riqueza que já tinham. Claro que se opunha à vontade do jovem se tornar sacerdote. Anselmo tinha um caráter dócil e não contrariou o pai até aos seus vinte anos.
Anselmo estudava com os beneditinos e o não poder seguir a sua vocação fazia com que no seu coração a tristeza alastrasse. Um dia, não aguentou mais, e fugiu de casa. Ele sabia que isso significava perder a família e a fortuna, mas não se deteve.
Levando um burro e um criado, viajou por França, pela Borgonha e chegou até à Normandia  onde se embrenhou nos estudos religiosos, sob a orientação do monge Lanfranc. Em pouco tempo ordenou-se e formou-se em teologia. No mosteiro de Bec tornou-se abade e professor. Passou a pregar pelas redondezas e liderou a implantação de uma grande reforma monástica. 
O seu trabalho trouxe-lhe renome e influenciou intelectualmente a sua época, através do que escrevia. Deixou tanto material que é considerado o fundador da ciência teológica no Ocidente.
Foi arcebispo da Cantuária. Conta-se que enfrentou duras perseguições mas a sua forma de falar branda desarmava os inimigos.
Deixou a vida terrena no dia 21 de abril de 1109 e o papa Clemente XI nomeou-o "doutor da Igreja" em 1720.

Oração:

Senhor, por intercessão de Santo Anselmo, peço-Vos que desperteis em mim um forte interesse pela Doutrina Católica. Dai-me perseverança na busca da Verdade ensinada nas Sagradas Escrituras. Ámen.




Sem comentários:

Enviar um comentário