quarta-feira, 3 de junho de 2015


SÃO PIO V, Papa - dia 30 de abril


Em Bosco Marengo, na província de Alexandria, foi onde veio ao mundo António Miguel Ghislieri, no ano de 1504.
Entrou para a Ordem de S. Domingos com apenas sete anos e, alguns anos mais tarde, foi ordenado sacerdote. Teve uma carreira vasta, diversificada e fulgurante. Foi professor, prior de convento, superior provincial, inquisidor em Bérgamo e Como, foi bispo de Sutri e Nepi, depois cardeal, grande inquisidor, bispo de Mondovi e, finalmente, papa em 1566. Escolheu o nome de Pio V.
Foi um grande reformador de costumes e, por isso mesmo, se tornou incómodo para muita gente. Assim que ocupou o cargo de Papa foi visitado por inúmeros parentes em busca de um "emprego".  Não aceitou nenhum pedido e afirmou mesmo que, sendo alguém parente do papa e não estando na miséria, já era bastante rico. Assim, acabou com o nepotismo na Igreja e implantou ainda outras mudanças, aprovadas no Concílio de Trento: a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e a santidade de vida dos sacerdotes, as visitas pastorais dos bispos, o incremento das missões e a censura de publicações, para que não contivessem material doutrinário não aprovado pela Igreja.
Conseguiu a união dos países católicos, triunfando sobre os turcos e muçulmanos invasores e decretou a excomunhão e deposição da rainha de Inglaterra, Elisabeth.
Depois de tanto trbalho e tantos feitos, o  Papa Pio V morreu no dia primeiro de maio de 1572 e foi canonizado em 1712. Depois  da reforma do calendário litúrgico, passou a ser festejado no dia 30 de abril.

Oração:

Meu Senhor e meu Deus, que destes ao nosso Papa São Pio V muita luz para guiar o rebanho de Cristo, ajudai-me a ser um verdadeiro guerreiro das causas da Igreja e de Cristo. Pela intercessão de São Pio V, rogo-Vos a graça de uma fé profunda e perseverança na oração, pois somente assim permanecerei intimamente ligado a Vós. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário