segunda-feira, 22 de junho de 2015


SANTA FLÁVIA DOMITÍLIA, virgem e mártir - dia 7 de maio
século I

 


Flávia Domitília era esposa do governador romano Flávio Clemente, pertencente à família dos Flavianos. Era a mesma família dos imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano. Os dois primeiros não aplicaram o édito de Nero que considerava os cristãos criminosos, mas Domiciano aplicou-o e oprimia  cristãos e judeus com impostos.
Flávia teria sido convertida aos cristianismo por dois eunucos, Nereu e Aquiles, quando se preparava para o casamento. Falaram-lhe sobre Cristo e sobre a beleza da virgindade, e ela se terá convertido de imediato.
O marido apoiava-a  e permitia-lhe viver na sua fé e ela socorria os pobres e cuidava do enterro dos mártires. Porém, o marido foi assassinado por Domiciano que não tolerava cristãos na família e desterrou Flávia para a ilha de Ponza, onde foi vítima de maus tratos e foi martirizada. A sua morte foi lenta, cruel e dolorosa, sem as menores condições de sobrevivência, conforme deixou escrito São Jerónimo.

Oração:


Ó Senhor, pelos méritos de Santa Flávia Domitília, eu Vos peço perdão por todas as vezes em que não fui coerente com os ensinamentos de Jesus, pelo meu egoísmo, pelas vezes em que condenei os meus irmãos e por não ver as necessidades dos que estão à minha volta. Peço-Vos  a graça da fidelidade e da perseverança na Vossa Palavra, para que na prática da caridade eu descubra a alegria de ser cristão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário