terça-feira, 2 de junho de 2015


SANTA CATARINA DE SENA - dia 29 de abril

 

Catarina nasceu em 25 de março de 1347, na cidade de Sena, em Itália.Os pais eram muito pobres e ela era um dos vinte e cinco filhos do casal. Não é difícil imaginar como deve ter sido difícil a vida de Catarina, que cresceu franzina e sempre doente. Também não pôde estudar e ficou analfabeta. Mesmo que a sua saúde fosse diferente, a sua missão evangelizadora tê-la-ia debilitado.
Desejando um caminho de perfeição, com sete anos de idade consagrou-se a Deus. Durante as suas orações contemplativas e penitências, tinha visões. Aos quinze anos, a jovem ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Nessas suas orações contemplativas, envolvia-se em êxtase, facto que lhe permitiu converter centenas de almas ainda na juventude.
Já adulta, começou a ditar cartas ao povo, orientando as suas atitudes e chamando-os à caridade, ao entendimento e à paz. Foi nessa altura que enfrentou o cisma católico, dificuldade que não se julgava ultrapassável Dois papas disputavam o poder, dividindo a Igreja e fazendo sofrer todos os católicos. Catarina viajou por Itália e por outros países, ditando cartas a reis, príncipes, governantes, cardeais e bispos e conseguiu que o papa legítimo, Urbano VI, retomasse a sua posição e voltasse para Roma, pois havia setenta anos que o papado estava em Avignon, França.
Mais uma grande dificuldade enfrentou Catarina, com firmeza e serenidade: a peste que matou um terço da população europeia. Ela tratou doentes, com as suas mãos e com orações e converteu mais umas centenas de pagãos. Continuou a sua missão, com força e determinação, sendo um exemplo de uma mulher que estava muito à frente do seu tempo.
Ficaram para a posteridade, obras literárias ditadas e editadas, de grande valor histórico, místico e religioso, um dos quais o livro Diálogos Sobre a Divina Providência que, ao longo dos séculos tem sido lido e estudado.
Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril de 1380, tinha trinta e três anos de idade, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja". Os seus restos mortais foram divididos, a cabeça encontra-se em Sena e o seu corpo está em Roma, na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva. O Papa Paulo VI intitulou-a Doutora da Igreja em 1970.

Oração:

Ó Catarina de Sena, notável Santa, que à força da tua palavra não resistem os corações dos pecadores e alcançam o Reino dos Céus, pela tua fé ardente e pela tua insistente oração. Como outrora, faz sentir hoje o poder da tua intercessão, para fortalecer a frágil paz entre os homens, libertar as vítimas de injustiças e todos os oprimidos por qualquer adversidade. Conforta e cura os que sofrem dos males do corpo e da alma. Roga a Jesus Cristo, Supremo Pastor, pela paz do mundo e pela unidade e fidelidade do povo de Deus, a Igreja. Pede também pelo bem da nossa pátria, finalmente, recorda-te também de mim, que te invoco com fé, sabendo que nunca abandonas na dificuldade, os que te consideram como mãe e mestra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário