segunda-feira, 16 de março de 2015


Dia 11 de março - SÃO CONSTANTINO





Constantino era rei da Cornualha, região que pertencia à Grã-Bretanha. Casou-se com a filha do rei da Bretanha.
A sua vida não foi exemplar pois cometeu muitos atos inconsequentes, mesmo crimes. Para se sentir à vontade com a esta vida, divorciou-se da mulher. Anos e anos de vida desregrada viveu este homem.
Quando soube da morte da sua ex-mulher, mudou radicalmente de vida. Primeiro, deixou o seu trono ao filho, depois converteu-se e foi batizado. Em seguida, retirou-se para o mosteiro irlandês de São Mócuda, onde trabalhou durante sete anos, fazendo as tarefas mais difíceis, em absoluto silêncio.
Seguiu os ensinamentos de Columbano, que na altura se encontrava a evangelizar na região, e tornou-se sacerdote.Seguiu Columbano e foi evengelizar com ele. Toda a sua energia e coragem foram agora postas ao serviço da conversão do seu povo.
A Inglaterra e a Irlanda tinham já começado o seu caminho de evngelização, iniciado por Patrício e continuado com Columbano e Constantino. Trabalhou arduamente para que o cristianismo chegasse a muitos e os frutos desse trabalho foram muitos e bons.
É nesta altura que a terra de Constantino passa a chamar-se Escócia. Antes de se tornar uma região católica, a Escócia viu ainda morrer Constantino. Um dia em que este  pregava numa praça foi atacado por um pagão que o feriu tão ferozmente que lhe amputou um braço. O sacerdote não resistiu, esvaiu-se em sangue. Morreu ni dia 11 de março de 598 e é o primeiro mártir escocês.
O seu culto espalhou-se para além da ilha e entrou na Europa divulgando-se  pelo ocidente e pelo oriente.

Oração:

Senhor, por intercessão de São Constantino, dai-nos a graça do zelo espiritual, para que em tudo e sempre estejamos empenhados em encontrar as riquezas celestiais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário