.
Há dois santos que têm o mesmo nome: Osvaldo. Um foi rei e outro bispo, ambos ingleses.
O segundo santo Osvaldo, era de origem dinamarquesa e é um dos nomes marcantes do catolicismo inglês e europeu do fim do primeiro milénio.
Era sobrinho do bispo de Cantuária, Oto, e do arcebispo de Yok, Oscil.
Escolheu fazer a sua vida religiosa no convento beneditino de Fleury-sur-Loire, em França. Quando o tio arcebispo quis fazer reformas na sua diocese, chamou Osvaldo para ser o mentor, e escolheu-o pela sua capacidade de ser justo e generoso com os pobres.
Entretanto, foi nomeado bispo de Worcester e aliou-se ao arcebispo de Cantuária e ao bispo de Winchester de modo a restabelecer a disciplina monástica que era necessária para que o caminho correto dentro do cristinianismo fosse recuposto naquela diocese. Fundou dois mosteiros em Westburi. Fundou ainda uma abadia de beneditinos em Worcester e promoveu o estudo científico nos mosteiros que dirigiu.
Pelas suas boas obras foi nomeado arcebispo de York em 972.
Nunca descurou as práticas religiosas e diz-se que ele operou diversas graças em vida.
Morreu no dia 28 de fevereiro de 992, durante uma cerimónia de lava-pés, quando ele próprio lavava os pés de doze mendigos.
Oração:
Ó Deus, que aos Vossos Pastores associastes Santo Osvaldo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, por sua intercessão fazei-nos perseverar na caridade e na fé, para participarmos da sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.
Sem comentários:
Enviar um comentário