quarta-feira, 11 de março de 2015


 

Dia 6 de março - SANTA COLETA, virgem e abadessa


Nicoleta Boilet, conhecida como Coleta, nasceu no dia treze de janeiro de 1381, em Corbie, perto da cidade francesa de Amiens.
Os seus pais já tinham uma certa idade e não tinham filhos. Pediram a intercessão de São Nicolau nas suas vidas e, quando a filha nasceu, o seu nome foi escolhido em homenagem ao santo.
O pai era um artista que trabalhou no mosteiro beneditino de Corbie, onde  a família viveu durante alguns anos. Coleta foi educada nesse mosteiro e isso foi marcante na sua vida pois nunca mais se afastou da religião.
Tinha dezoito anos quando ficou órfã. Ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e desfez-se de todos os seus bens em favor dos pobres.
Por essa altura, teve uma visão de Cristo, que lhe disse que reformasse as Clarissas. Resistiu a cumprir esta missão mas a a sua vida mudou quando ficou muda e cega por uns dias, pois percebeu que tinha de fazer o que lhe tinha sido pedido. Aconselhada por frei Henrique Baume, apresentou-se ao Papa Bento XIII e falou-lhe da missão que lhe fora confiada.
Foi admitida e consagrada pelo próprio Papa para a Ordem Primeira de Santa Clara que a nomeou superiora geral de todos os conventos que fundasse ou reformasse. Confiou-lhe a reforma das Clarissas de França, hoje conhecidas como Claras Coletinas, e dos Irmãos Menores de São Francisco.
Em 1410, Coleta inaugurou o primeiro mosteiro reformado, em Besançon, e seguiram-se-lhe mais dezasseis. reformou também mosteiros masculinos. A sua ação saíu de França e estendeu-se até Espanha, Bélgica e Itália. Trabalhou com São Vicente Ferrer para acabar com o cisma do Ocidente  que culminou com a eleição de três papas: em Roma, em Avignos e em Pisa.
Trabalhou arduamenter para que os conventos voltassem a ser regidos pelo espírito de pobreza preconizado por São Francisco de Assis.
Santa Coleta morreu na Bélgica, no dia 6 de março de 1447. Depois da sua morte encontraram-se registos de prodígios que ela tinha realizado em vida. E, também depois da sua morte, o culto à santa intensificou-se e muitas graças foram conedidas por sua intercessão. Até hoje, mais de cento e quarenta mosteiros das Coletinas continuam ativos, na Europa, na Ásia, na Àfrica e na América.
Foi canonizada pelo Papa Pio VII, em 1807.

Oração:

Querida Santa Coleta, que venceste tantas resistências e vicissitudes, para viver a tua vocação de vida pobre e reclusa na Ordem de Santa Clara, intercede por nós, para que tenhamos firmeza e fidelidade na nossa vocação. Roga a Jesus para que a nossa vida alcance a graça de uma santidade concreta, em resposta fiel ao plano do amor que Deus tem para cada um de nós. Ámen.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste relato. Vi um mosteiro de Clarissas em Cuenca/Espanha. Creio que inclusivamente andam descalças (as irmãs). Mas disso não tenho a certeza porque estava um pouco escuro. Nunca mais esquecerei, todas vestidas de branco. Lindo.

    ResponderEliminar