domingo, 22 de março de 2015


Dia 15 de março - SANTA LUÍSA DE MARILLAC



Luísa de Marillac nasceu a doze de agosto de 1591, em Meaux, França. A sua família pertencia à nobreza. Era órfã de mãe e o pai proporcionou-lhe todo o saber que podia. Aos quinze anos quis entrar para um convento mas foi dissuadida disso porque a sua saúde era frágil.
O pai morreu entretanto e a família encaminhou-a para um casamento, com o senhor Le Gras. Luísa foi uma boa esposa, de bom caráter e conduta cristã, conseguiu mesmo abrandar o ímpeto impulsivo do marido, tornando o seu casamento numa ligação ideal, até na oração.
Tiveram um filho, a quem Luísa devotou um amor imenso. O marido morreu nos seus braços, tinha Luísa  trinta e quatro anos.
Daí em diante dedicou-se inteiramente a Deus, praticando boas obras de cristã.
Luísa juntou-se a São Vicente de Paula, que tinha começado as suas obras de misericórdia, pondo nesta obra todo o seu coração e amor maternal e dando-lhes um novo fôlego. Percorria povoados, reanimava confrarias, visitava doentes e tudo ficava revitalizado. Eram necessários mais braços para tantas obras e muitas jovens se juntaram a eles para este trabalho de caridade. Depois de um tempo de noviciado, Luísa e as companheiras pronunciam os votos e, em 1634, tornam-se Filhas da Caridade de São Vicente de Paula.
As obras multiplicaram-se e passaram as fronteiras. Visitavam hospitais, acolhiam crianças abandonadas, prestavam auxílio em zonas de guerra, fizeram albergues para pobres, abriram estabelecimentos para loucos e doentes mentais, não havia limites para a sua ação de caridade.
Em 1665, tornava-se oficial a Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula e São Vicente disse-lhes: "De hoje em diante, tereis o nome de Filhas da Caridade. Conservai este título, que é o mais formoso que podeis ter."
A sua obra continuou, não enfraquecendo o vigor das Filhas da Caridade. Santa Luísa trabalhou incansavelmente até aos fim dos seus dias. São Vicente não pôde acompanhá-la nesse momento porque se encontrava já muito doente, mas enviou-lhe uma mensagem, de que fosse adiante, que logo se encontrariam no céu. Morreu no dia 15 de março de 1660.
Os seus restos mortais encontram-se em Paris, na casa mãe da Congregação, na mesma capela das aparições da Virgem da medalha Milagrosa a Santa Catarina Lebouré.


Padroeira dos assistentes sociais.


Oração:


Pai amoroso, por intercessão de Santa Luísa de Marillac, vos rogamos que nos enchais do Vosso Amor para que, através das obras de caridade, possamos construir um mundo melhor e mais fraterno. Ámen.





Sem comentários:

Enviar um comentário