terça-feira, 24 de março de 2015


 


Dia 16 de Março - SANTO ABRAÃO, eremita, e sua sobrinha SANTA MARIA, uma penitente



Abraão nasceu no ano 296, na Mesopotâmia, atual Síria. Os seus pais eram religiosos e deram-lhe uma boa educação cristã.
Em idade de se casar, o pai escolheu-lhe uma  noiva, mas Abraão recusou casar-se, queria ser eremita e viver em oração, contemplação e penitência, dedicando-se só a Deus.
A família não aitou essa recusa e pressionaram-no para se casar. O jovem Abraão não encontrou escapatória antes mas, no próprio dia do casamento, abandonou tudo e todos. Encontraram-no dezassete dias depois, numa caverna isolada, perto da cidade de Edessa. Apesar dos insistentes pedidos dos pais para voltar com eles, não acedeu. E ali ficou por dez anos, até que soube da morte dos progenitores.
Abraão viu-se obrigado a abandonar o seu local habitual e ter de tratar da herança familiar que recebera. Pediu ao bispo de Edessa, seu amigo pessoal, que distribuísse tudo pelos pobres. Este abandono temporário do seu isolamento, fez com que o bispo, que precisava de um sacerdote para uma missao especial, ordenasse Abraão e lhe confiasse a missão de padre missionário em Beth-Kiduna, terra onde todos eram pagãos e idólatras.
Um ano se passou, de evangelização dura. Abraão, com a ajuda das gentes locais, construiu uma igreja, pois todos se tinham já convertido ao cristianismo. Abraão achava que a sua missão estava cumporida e ansiava ser substituído por outro sacerdote para poder voltar à sua vida antiga. Rezou muito a Deus e o seu pedido foi alcançado, voltou à solidão do deserto de Edessa. Por esta missão em Kiduna, ficou conhecido como Abraão Kidunaia.
Abraão ainda deixou a sua caverna por duas vezes. Uma, quando um irmão morreu e ele foi em auxílio da sobrinha. Recebeu-a, educou-a, ensinou-lhe tudo sobre a palavra de Cristo. Mas a jovem Maria preferiu os prazeres mundanos e fugiu para a cidade próxima. Abraão disfarçou-se de soldado, ancontrou-a e converteu-a definitivamente. Maria viveu quinze anos praticando a caridade. Passou a ser conhecida como Maria de Edessa. Diz-se que operou várias graças ainda em vida.
Muita gente ia ao deserto receber ensinamentos de Abraão de Kidunaia. Morreu com setenta anos de idade, no ano 366, cinco anos após a sua sobrinha e discípula Maria.Esta foi a segunda saída de Abraão.
O lugar do seu túmulo tornou-se lugar de peregrinação, de prodígios e de graças.




Sem comentários:

Enviar um comentário