sábado, 28 de março de 2015


Dia 21 de março - SÃO NICOLAU DE FLUE, eremita

Nicolau de Flue nasceu em 1417, em Flueli, na Suíça.
O seu desejo era seguir a vida religiosa mas a realidade impunha-se e teve de fazer vários trabalhos práticos na sua vida, como juiz, conselheiro ou deputado.
Em 1445 casou-se com Doroteia Wyss e dessa união nasceram cinco filhos e cinco filhas.
Aliciado por Matais de Bolsheim e Aimo Angrund, entrou em contacto com os Gottesfreunde (amigos de Deus), que era um movimento religioso. Nicolau queria uma vida de solidão mas a esposa opunha-se a esse seu desejo.
Em junho de 1467, de comum acordo com Doroteia  e depois de os filhos já estarem criados, Nicolau afastou-se para viver em solidão e dedicar-se exclusivamente a Deus. Não continuou isolado pois o plano de Deus era que ele vivesse perto de pessoas.Nicolau dedicou-se exclusivamente à penitência e à oração e participava nas missas dominicais. Tinha por cama uma tábua, por travesseiro uma pedra e, de início, alimentava-se de frutas e ervas, depois, durante dezanove anos, como está devidamente comprovado, só se alimentava com a Eucaristia. Todo este processo durou trinta e três anos.
Decidiu então habitar Ranft, um barranco solitário perto de Flueli e de onde só saía para ir à missa.  Contudo, quando a Áustria ameaçou a Suíça, em 1473, e em 1481 e 82, quando esteve prestes a estourar a guerra civil, o nosso santo teve de intervir e fê-lo tão bem que ganhou o título de "pai da pátria". Edificados pelas suas orações e penitências, os vizinhos edificaram-lhe uma ermida e uma capela.
Nicolau  morreu no dia em que completou setenta anos, em 1487. Foi canonizado em 1947 por Pio XII que o proclamou padroeiro da Suíça. Desempenhou um papel primordial ao resolver pacificamente questões adversas, sendo amado por todos. É também conhecido como irmão Klaus.

Padroeiro da Suíça.

Oração de São Nicolau de Flue:

Ó meu Deus, dai-me tudo o que me aproxima de Vós. Ó meu Senhor e meu Deus, livrai-me de mim mesmo e concedei-me possuir-Vos somente. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário