quarta-feira, 1 de abril de 2015



Dia 24 de março - SANTA CATARINA DA SUÉCIA


Nasceu em 1331, no seio de uma família nobre e cristã e recebeu uma sólida educação religiosa.
Filha de Santa Brígida, Catarina foi uma discípula e companheira inseparável da mãe.
Com sete anos de idade foi para o convento de Risberg, onde desenvolveu a sua vocação.
Mas a vida trocou-lhe as voltas e ela acabou por se casar com um nobre da corte, Edgard, um homem doente mas  também um fervoroso cristão.Aceitou o voto de castidade de Catarina, adotou-o também para si, vivendo como irmãos. Edgar ficou paralítico e a mulher tratou-o com todo o desvelo e carinho.
Na altura em que o pai de Catarina morreu, a mãe, Brígida resolveu dedicar-se inteiramente à vida religiosa, iniciando Catarina com uma visita aos túmulos dos Apóstolos, em Roma. Enquanto estavam nesta cidade, Catarina recebeu a notícia da morte do marido e, então ambas vestiram o hábito e abraçaram a vida monástica, não se separando mais. Catarina acompanhou e ajudou sempre no trabalho de caridade e na evangelização promovidas pela mãe. Ambas fundaram o mosteiro de Vadstena, na Suécia, onde Brígida foi abadessa, criando a Ordem de São Salvador.
Catarina acompanhava-a em todas as viagens, dentro ou fora do país, por lugares perigosos, e sempre que precisavam de ajuda eram salvas por um cervo selvagem que aparecia para socorrer Catarina. Numa viagem que fizeram, Brígida faleceu em Roma e a filha acompanhou os seus restos mortais até à Suécia, sendo recebida com aclamação popular. Catarina foi eleita a nova abadessa do convento e factos prodigiosos aconteceram com ela. Pretendentes queriam que ela os aceitasse e conta-se que um, mais ousado, terá tentado atacá-la, ficou cego e só recuperou a visão depois de se ter ajoelhado a seus pés e pedido perdão. Quando recobrou a vista. viu ao lado de Catarina um cervo selvagem. As suas representações têm sempre o cervo selvagem junto dela.
Muitas pessoas se referiam a prodígios que lhes aconteciam por intercessão de Santa Brígida e tanto o povo como a corte quiseram que Catarina fosse a Roma para requerer do Papa a canonização da mãe. Ali permaneceu durante conco anos, interna num convento, mantendo as sua práticas de religiosa. Quando regressou à Suécia já ia doente e acabou por falecer no dia 24 de março de 1381.
Em 1484, o Papa Inocente VIII confirmou o culto de Santa Catarina da Suécia mas este já se havia expandido por toda a Europa.


Protetora das mães de família e contra o aborto.

Oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Dignai-Vos, meu Deus, permitir que eu tenha em Santa Catarina da Suécia uma poderosa e eficaz advogada, diante do Vosso Poder, a fim de que seja afastado de mim o mal que me ameaça. Que ela me conduza, sob a sua proteção, sã e salva, através de todos os perigos, a fim de mostrar-me a glória do Vosso Nome e para que eu possa louvar-Vos, meu Deus, eternamente. Peço-Vos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.




Sem comentários:

Enviar um comentário