terça-feira, 14 de abril de 2015


Dia 5 de abril - SÃO VICENTE FERRER, presbítero

 
 
 
Vicente Ferrer nasceu na Espanha, na cidade de Valência, no ano de 1350. Era o quarto filho de uma família nobre.
Estudou para ser um religioso mas, enquanto aguardava a sua ordenação de padre, ensinava filosofia e estudava teologia em Lérida, Tolosa e Barcelona. Aprofundou os seus estudos sobre a Bíblia e tornou-se um conhecedor profundo da língua hebraica, voltou para Valência em 1373. Em 1374 foi ordenado sacerdote.
Ali lecionou teologia, fez pregações, escreveu obras e aconselhou quem o procurava. Ficou famoso ao prever a chegada de navios carregados de grãos, numa época de grande seca. Foi convidado a ser confessor do Papa Bento XIII, da cidade de Avignon, em França,  mas recusou pois considerava que o verdadeiro Papa era o que estava em Roma. Recusou também o cargo de cardeal proposto pela Papa de Avignon.
Era uma época difícil, em que a Igreja estava dividida e os cristãos tinham de escolher obedecer a Roma ou a Avignon.
Durante a invasão de Avignon, São Vicente adoeceu e quase morreu, mas milagrosamente recuperou. Diz-se que nesse tempo ele teve uma visão de Jesus Cristo, São Francisco de Assis e São Domingos e que nessa visão terá sido instruído a pregar o Evangelho fervorosamente.
Encontrou resitência por parte de Bento XIII, que não o queria fora de Avignon, mas cedeu em 1389 e São Vicente Ferrer pôde ir em pregação pela Europa ocidental. As suas pregações atraíam multidões. O efeito que causava em quem o ouvia era extraordinário, pois inimizades cessavam e pecadores arrependiam-se. Multidões juntavam-se para o ouvir e, contemporânoeos do santo, afirmam que mesmo quem não falava a sua língua o entendia.
A sua ação estendeu-se à conversão de judeus e muçulmanos, e converteu muitos.
Um episódio se deataca na vida deste santo, num Domingo de Ramos, em 1407, fazia a sua pregação na igreja e estava presente uma mulher judia, rica e poderosa, que ali tinha ido por mera curiosidade. Não se coibia de comentar com sarcasmo e desprezo o que São Vicente Ferrer dizia. Decidiu então sair, atravessando pelo meio do povo que se mostrava indignado com tal atitude. São Vicente disse alto: "Deixai-a sair, porém afastai-vos do pórtico." Todos obedeceram e quando a mulher passou pelo dito pórtico, este abateu-se sobre ela matando-a. Ali ficou vários minutos, perante todos que puderam comprovar que o seu coração tinha parado. São Vicente acercou-se dela e ordenou com voz forte e poderosa: "Mulher, em nome de Jesus Cristo, volta à vida!" E a mulher ressuscitou. Todos ficaram pasmados. A mulher converteu-se ao catolicismo e em Ecija, local onde isto aconteceu, todos os anos se comemorava este acontecimento com uma procissão.
Dois anos antes de morrer, Vicente Ferrer teve a graça de ver a Igreja novamente unida, em 1417.
Vicente Ferrer morreu em Vannes, na Bretanha, em 1419. Foi canonizado na igreja dominicana de Santa Maria Sopre Minerva, em Roma, a 3 de julho de 1455 pelo Papa Callistus III, porém a sua festa foi autorizada pelo papa Pio II, em 1458, para o dia 5 de abril.

Padroeiro dos momentos críticos e dos churrasqueiros.

Oração:

Ò Senhor de todos os exércitos, concedei-me por intercessão do Vosso servo São Vicente Ferrer, a graça de ser sempre um fiel propagador da Vossa Misericórdia e dai-me, pelas virtudes desse mesmo santo, a graça que Vos peço. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário