sexta-feira, 13 de março de 2015

Dia 8 de março - SÃO JOÃO DE DEUS







João Ciudad, nasceu em Montemor-o-Novo, perto de Évora, em Portugal, no dia 8 de março de 1495.
Tinha oito anos quando fugiu de casa e como não sabia dizer por onde andara, os amigos chamavam-no João de Deus.
Foi pastor até aos vinte e sete anos e depois tornou-se militar. Participou em várias batalhas e, com o dinheiro que juntou, depois de deixar a vida militar, viajou pela Europa e foi até África. Em Gibraltar fez muita coisa e foi mesmo vendedor ambulante. De volta à Europa, abriu uma pequena livraria, em Granada.
Um dia, ouviu um sermão de João de Ávila, ficou de tal modo impressionado que decidiu vender tudo o que possuía e fazer doação aos pobres, passando a viver pelas ruas como pedinte e dizendo "Fazei bem, irmãos, a vós mesmos.". A sua frase, que se tornou símbolo de uma instituição, foi mal interpretada e João foi internado num hospício, onde sofreu tormentos com os tratamentos que lhe aplicavam. Finalmente foi libertado e  fundou um hospital onde se tratavam e curavam realmente os doentes, sendo tratados com humanidade. Sem estudos em medicina, João suplantava os médicos com as suas curas. Era preciso curar o espírito para que o corpo também pudesse sarar.
João recolheu os seus colaboradores numa grande família religiosa. Eram então os "Fazei bem irmãos".
Morreu com cinquenta e cinco anos, no dia do seu aniversário, a 8 de março de 1550. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII, em 1690 que o tornou-o padroeiro de todos os hospitais e de todos os que trabalham para restituir a saúde aos doentes.


Patrono dos hospitais e patrono dos enfermeiros.
Patrono dos livreiros e dos tipógrafos.



Oração:



Senhor, que inflamastes São João de Deus no fogo da caridade para que fosse na terra o apóstolo dos pecadores, socorro dos pobres e saúde dos doente e, no céu, o constituístes alívio dos que sofrem, padroeiro e modelo dos profissionais de saúde, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que neste momento vos pedimos (indicar a graça), prometendo imitá-lo nas suas virtudes, na construção do Vosso Reino de paz, justiça, amor e misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.
 


1 comentário:

  1. Recorri a esta oração, para pedir pelo pai de uma colega e amiga. Peço que ele melhore. Voltarei aqui a testemunhar isso mesmo. Acredito que ele vai melhorar.

    ResponderEliminar