segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

12 de janeiro


S. BENTO BISCOP


Nasceu no ano 628, na Nortúmbria, Irlanda. De origem nobre, tornou-se um guerreiro de alta patente mas o chamado de Deus na sua vida foi mais forte que os apegos terrenos. Aos vinte e cinco anos abandonou a sua vida na corte e a família e dedicou-se ao serviço do Rei que realmente contava: Cristo, e o Evangelho.
No ano de 653 fez a primeira de seis viagens a Roma. Era um profundo seguidor dos santos apóstolos Pedro e Paulo e dos papas e estas peregrinações a Roma serviam também para aprender sobre a vida monástica.
Foi incumbido, pela Santa Sé, da visita a Inglaterra acompanhando o novo bispo de Cantuária, Teodósio. Acabou por se tornar um dos principais responsáveis pela evangelização desta região. Das suas viagens a Roma trazia livros sobre arte, ciências e outros assuntos.
Era um perfeccionista, interessava-se por saber mais e por encontrar livros e documentos iconográficos que favorecessem o culto em sintonia com a igreja de Roma.
Em 674 fundou um mosteiro em honra de S.Pedro e, anos mais tarde, um outro em honra de S. Paulo. Trouxe também artesãos de França para a construção destes mosteiros em Inglaterra e, em certa altura, chegou mesmo a pedir ao Papa Agatão que lhe enviasse o cantor da basílica de S. Pedro para que os monges dos dois mosteiros pudessem absorver plenamente a liturgia e o canto.
Os últimos anos da sua vida foram de debilidade física e deu sempre o exemplo de enorme paciência e resignação cristãs.
Morreu a 12 de janeiro de 690 e aos seus monges disse que lhes deixava em testamento o melhor de todo o seu aprendizado e seleção de tudo o que tinha observado pelos dezassete mosteiros por onde tinha passado.


Oração:


Deus, nosso Pai, educai-nos para o amor, para o perdão e para a paz. Saibamos agradecer-Vos pelas maravilhas que operais em nós. Dai-nos a fé que move montanhas e a esperança que nos faz atravessar vales tenebrosos sem vacilar.
 Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário