quinta-feira, 29 de janeiro de 2015


Dia 29 de janeiro - SÃO GILDAS

Gildas era filho de um fidalgo britânico. Nasceu em 494 e, na infância, o pai levou-o para o Mosteiro de Santo Iltutus, no condado de Glamorganshire.
Pouco depois de ter feito os votos monásticos, transferiu-se para a Irlanda, para aí receber lições de grandes mestres da vida religiosa.
Deve ter sido por volta do ano 527, que São Gildas navegou até à Armórica, ou Bretanha, na França, isto porque  escreveu a sua diatribe dez anos depois de lá ter chegado, como se depreende da sua vida e dos seus escritos. Em França, escolheu para retiro, a pequena ilha de Houac, tão estéril que só produzia uma pequena quantidade de cereais. O santo prometeu a si próprio ali viver anónimo entre a população local. Mas, alguns dos pescadores descobriram-no, ficaram encantados com a sua conduta e conversação e divulgaram no continente o tesouro que tinham encontrado. Os habitantes vinham em enorme quantidade para escutar as lições de sabedoria divina dadas pelo santo. Finalmente, São Gildas consentiu em viver entre eles, e construiu um mosteiro em Rhuis.
Mas, suspirando por um isolamento mais íntimo, retirou-se e escolheu para habitação uma gruta num rochedo por cima da margem do rio Blavet, que converteu em capela.
Escreveu oito cânones sobre disciplina e uma diatribe violenta contra os crimes dos Bretões, denominada De Excidio Britanniae, com o propósito de confundir aqueles que não iria poder converter  e que Deus entregou primeiro aos saques dos Pictos e Escoceses e, só posteriormente, aos pérfidos Saxões. Acusa os reis destes de crimes horríveis. Também escreveu uma dura crítica contra o clero britânico, que acusa de indolência e de raramente se sacrificar perante o altar, etc.
No seu retiro, nunca deixou de recomendar a Deus as almas dos que pecavam por cegueira.
Morreu no isolamento, supõe-se que em 570.
Ficou conhecido como São Gildas, o Sábio.

Padroeiro da cidade de Vannes.











Sem comentários:

Enviar um comentário