sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dia 30 de janeiro - SANTA MARTINHA

Martinha é oriunda de uma família da nobreza, o pai era um homem público que por três vezes tinha sido eleito cônsul de Roma. Era um homem muto rico e cristão. No início do século III, quando Martinha nasceu, o acontecimento foi muito divulgado, entre o povo e entre os cristãos, pois a menina foi logo batizada.
Foi educada primorosamente nos preceitos do Cristianismo, mas teve a infelicidade de perder os pais muito nova. Coma a morte do pai, a jovem recebeu a sua herança material e a espiritual. A primeira, dividiu-a com os necessitados, a segunda foi usada com a humildade e a disciplina, na sua rotina diária como diaconisa da Igreja da sua cidade.
No tempo do imperador romano Alexandro Severo, foi decretado que os cristãos deviam ser presos, julgados e, caso fossem condenados, seriam executados. Ficou surpreendido quando foi chamado a julgar o primeiro grupo de presos. Lá estava Martinha, ele tentou afastá-la dos outros cristãos e seria salva se fizesse sacrifícios a Apolo. Martinha não cedeu e exigiu ter o mesmo tratamento dos outros presos católicos.
Alexandre mandou açoitá-la. A sua devoção, a força com que rezou e a pureza  da jovem, fez com que os carrascos e muitos outros fossem tocados pela fé. Fez o sinal da cruz e pediu ao Céu que iluminasse aquela gente. Ninguém teve coragem de executar a sentença.
O imperador ordenou então que fosse atirada às feras, mas os leões não a atacaram.
Foi condenada à fogueira, mas as chamas não a queimaram.
Martinha foi, então, decapitada. Ofereceu a cabeça ao algoz, submissa. Conta-se que, no exato momento em que foi decapitada, um tremor de terra muito forte abalou toda a cidade de Roma.
A história do seu testemunho espalhou-se a todas as regiões do império e atribui-se à santidade de Martinha tudo o que de extraordinário tinha acontecido, ocasionando muitas e muitas conversões.
Clandestinamente os cristãos apoderaram-se do corpo da santa e sepultaram-no com todas as honras.
As relíquias de Santa Martinha foram encontradas em 1634 e encontram-se hoje na Igreja do mesmo nome, a qual se ergue perto do arco do triunfo de Severo.

Padroeira dos romanos e da cidade de Roma.



Sem comentários:

Enviar um comentário