quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SÃO TOMÁS DE AQUINO - dia 28 de janeiro


No dia 28 de janeiro de 1225, nasceu Tomás de Aquino, em Roccasecca, Itália,. Era filho do conde de Aquino e estudou com os monges beneditinos desde os cinco anos de idade. Conta-se que, quando ouvia os monges cantar louvores a Deus, terá perguntado quem era Deus.
Desde muito cedo que deu provas da sua inteligência e grande capacidade de meditação e oração. A sua capacidade intelectual era tão notável que surpreendia mesmo os mestres.
Muito novo ainda, Tomás decidiu entrar para a vida religiosa, mas teve de enfrentar a oposição familiar, que até o mantiveram prisioneiro para que não fizesse os seus votos. Mas a sua obstinação foi mais forte e tiveram de ceder.
A vida que levou, caracteriza-se pela vontade de responder a todos sobre os Mistérios do Amor de Deus, e o seu trabalho como religioso levou-o a pesquisar, aprender, e aprofundar ainda mais os seus estudos, tornando-se doutor em Teologia e escrevendo importantes tratados que ainda hoje são objeto de estudo de filósofos e teólogos.
Morreu na cidade de Fossanova, em Itália, a 7 de março de 1274.

Frases conhecidas de São Tomás de Aquino:

"O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade."

"Tenho medo do homem de um só livro."

"Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles que não têm fé, nenhuma explicação é possível."

Oração de São Tomás de Aquino ao Espírito Santo:

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer, para obter a Vossa Glória, o bem das almas e a minha própria santificação.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.







Sem comentários:

Enviar um comentário