terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dia 20 de janeiro - SÃO SEBASTIÃO

S. Sebastião nasceu em 256, em Narbonne, França, mas foi criado por sua mãe em Itália, mais propriamente em Milão. Sendo oriundo de uma família cristã, foi batizado ainda pequeno. Em Itália cresceu na fé cristã e tornou-se um valente soldado e, posteriormente, capitão da guarda do imperador Diocleciano.
Manteve-se sempre um cristão convicto e protetor dos cristãos. Nesta época estes eram perseguidos e martirizados e Sebastião conseguiu ajudar muitas pessoas presas, diminuindo as penas, dando-lhes alimentos e animando-os a perseverarem na fé em Cristo. Procurava mostrar Deus não só aos cristãos perseguidos mas também aos soldados e, assim, conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Converteu mesmo o governador de Roma, Cromácio, e o seu filho Tibúrcio.
Foi denunciado porque estava a contrariar o seu dever de oficial da lei. Foi prestar contas ao imperador Diocleciano, perseguidor de cristãos. Ele que tinha sido um dos soldados preferidos do imperador, perante as acusações que lhe foram feitas não negou a sua fé. Para se salvar, Diocleciano deu-lhe a escolher entre a fé de Cristo ou o seu lugar no exército. E ele não hesitou: escolheu Cristo.
Ali foi ditada a sua sorte: morrer atado a uma árvore e executado com flechas. Foi dado como morto e, ali mesmo, abandonado pelos que antes tinham sido seus subordinados.
Uma senhora que lhe quis dar uma sepultura digna, aproximou-se e encontrou-o vivo! Levou-o para sua casa, tratou-lhe as feridas até estar curado. Depois, ele mesmo, seguindo a sua voz interior, apresentou-se perante o imperador dizendo-lhe que pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo se tinha curado e acusou-o  das injustiaças que tinha cometido contra os cristãos.
Desconcertado com tamanha ousadia, Diocleciano condenou-o, desta vez, ao martírio no circo.
Sebastião foi então executado com pauladas e boladas de chumbo e açoitado até à morte, no dia 20 de janeiro de 288.
Os seus algozes deitaram-no numa fossa para impedirem a sua veneração. Quem o tirou de lá foi a cristã Santa Luciana que o sepultou junto de S. Pedro e de S.Paulo. Em 680 as sua s relíquias foram transportadas com solenidade para a Basílica de S. Paulo, mandada construir  pelo imperador Constantino. Naquela época havia muita gente atingida pela peste e essa epidemia desapareceu na hora da trasladação. Noutras ocasiões aconteceu o mesmo, em 1575 em Milão e em 1599 em Lisboa, ambas ficando livres da peste por intercessão de São Sebastião.
Muitos são os relatos dos seus milagres!
Este santo é um dos santos mais famosos para o povo brasileiro. Por causa da sua poderosa intercessão muitos têm sido os milagres obtidos e tornou-se padroeiro de muitas cidades e bairros brasileiros.
Diz a tradição que, no dia da festa do pasdroeiro, em 1565, teve lugar a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto de espada em punho entre os portugueses, mamelucos e índios que lutavam contra os franceses.
A força que São Sebastião teve sempre para enfrentar as dificuldades é inspiradora, apoiando-se sempre em Cristo, e ele intercede por nós para que a nossa caminhada seja destemida, sem medo, em direção à  felicidade.

Protetor e Padroeiro:

São Sebastião é o santo protetor da Humanidade. Protege contra a fome, a peste e protege os presos e as pessoas com feridas e doenças contagiosas.
É padroeiro de muitas cidades brasileiras como Três Rios, São Sebastião, Alto Garças, Itambé, Maraú, Taboão, Bom Jardim e Minas...

Oração:

Deus omnipotente, que conheceis a nossa enfermidade, fraqueza, agonia, ânsia e tribulação desta vida, fazei que a todos nos valha a intercessão de São Sebastião, Vosso glorioso mártir e protetor dos cristãos. São Sebastião, meu intercessor, vós que sofrestes os ferimentos e recebestes no corpo as flechas da indiferença e da vingança, sofrendo vil e infame processo, pela glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, dignai-vos interceder para que possa obter do Altíssimo a graça de (indicar aqui a graça pretendida), e ainda a graça da salvação da minha alma para vossa maior glória. Honra e glória vos renderei todos os dias da minha vida. Amén.
Glorioso São Sebastião, rogai por nós!



Sem comentários:

Enviar um comentário