quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dia 22 de janeiro - SÃO VICENTE PALLOTTI

Vicente Pallotti é filho de Pedro Paulo Pallotti e de Maria Madalena Rossi, que se casaram e dessa união nasceram dez filhos.
Vicente Luiz Francisco nasceu dia 21 de abril de 1795, em Roma, e foi batizado no dia seguinte. O seu nome foi inspirado em três grandes santos, Vicente (São Vicente Ferrer), Luiz (São Luiz Gonzaga) e Francisco (São Francisco de Assis), que se destacaram pela penitência, pela pureza e pela pobreza, respetivamente.
Apesar de ter uma saúde frágil, Vicente nunca deixou de jejuar e de se penitenciar. Desde muito cedo levava todos os dias os irmãos à igreja e, seguindo o exemplo dos pais, não deixava de fazer as suas orações diárias.
Com seis anos iniciou os estudos escolares e com 15, em 1810, iniciou os estudos no seminário.Em 1811, Palotti recebeu a tonsura clerical e o direito de usar o hábito clerical.
Aos 23 anos foi consagrado sacerdote da diocese de Roma, onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto, era doutorado em Filosofia e Teologia.
Viveu com os pais até à sua morte (mãe 1827, o pai 1937), mudando-se de seguida para a igreja do Espírito Santo, mais tarde foi para a igreja de San Salvadore in Onda, onde já se encontrava o núcleo da sua obra, a Pia União.
De 1816 a 1849, escreveu um Diário Espiritual , onde redigia todos os seus desejos, propósitos, aspirações e o seu diálogo com Deus.Vicente Pallotti foi orientador espirirual, confessor (inclusive do Papa), pregador, professor, capelão de hospitais, presídios e quartéis, orientador de orfanatos, colaborador de missões, auxiliou e organizou várias casas de caridade, tudo isto feito com os olhos postos no exemplo de Jesus Cristo.
Mas foi a sua atuação em obras religiosas e sociais que lhe trouxe a santidade.  A sua vida foi marcada por uma profunda espiritualidade, nunca se afastando das atividades apostólicas. O seu trabalho influenciou o que foi decretado pelo Concílio Vaticano II, sobre a importância do apostolado dos leigos junto das comunidades cristãs.
Pallotti morreu em Roma, dia 22 de janeiro de 1850, com cinquenta e cinco anos. Nesse inverno, num dia em regressava das suas atividades, doou o seu casaco a um pobre. A sua saúde frágil ressentiu-se e não mais recuperou.
A notícia espalhou-se rapidamente por Roma e gente de todas as classes sociais chorou a sua morte.
Em 1852 foi instaurado o processo de beatificação de Vicente Pallotti, em 13 de janeiro de 1887 recebeu o título de Venerável. Em 1906, quando o túmulo foi aberto, este estava incorrupto e os dois milagres que faltavam para ser santo, logo foram conhecidos: a cura instantânea de um menino de nove anos qua caiu do corrimão, bateu com a cabeça e fratutou o crânio e a cura instantânea de uma mãe de família que se manteve numa cadeira de rodas durante dezassesis anos, com esclerose.
Dia 22 de janeiro de 1950, cem anós após a sua morte, foi beatificado São Vicente Pallotti.. O Papa João XXIII, dia 20 de janeiro de 1963, realizou a cerimónia de canonização.
.

Oração:

São Vicente Pallotti, rogai para que haja em nós e em todos os cristãos, especialmente o vosso espírito de humildade e caridade.Como Jesus orou pelos seus discípulos, assim também vós, São Vicente Palllotti, orai por nós à Santíssima Trindade, para que nos livre de todo o mal, nos santifique na verdade e nos confirme na união. Por Cristo, nosso Senhor, amém. Rogai por nós, São Vicente Pallotti, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Sem comentários:

Enviar um comentário