sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dia 23 de janeiro - SANTO ILDEFONSO


Santo Ildefonso nasceu em 605, a 8 de dezembro, numa família ilustre de Toledo.
Ficou órfão e, com os bens que possuía, mandou contruir um mosteiro para religiosos.Escolheu a vida religiosa muito cedo, apesar de o seu pai se opor a esta escolha. Estudou no mosteiro de Agali, perto da sua cidade natal e, depois em Sevilha, onde teve como mestre Santo Isidro.
Foi ordenado diácono e, depoi,s bispo de Agali. Foi um dos signatários do VIII (em 653) e IX (em 655) Concílios de Toledo.
Era sobrinho de Santo Efigénio, a quem sucedeu na Sé de Toledo. Foi nomeado arcebispo de Toledo em 657 e ocupou este cargo até à sua morte, que ocorreu em 23 de janeiro de 667.
Na sua vida nem tudo aconteceu  por sua iniciativa mas, o que vida lhe propôs, ele aceitou com os olhos postos em Cristo. Foi um grande instrumento de Deus e devoto da Santíssima Virgem. Propagou a festa da Nossa Senhora do Ó, a 18 de dezembro. Diz num seu relato que, fruto desse amor, presenciou uma aparição da Virgem Maria, que o chamou de "meu capelão" e lhe deu uma veste de sacerdote.
Foi um homem humilde, de oração na vida sacramental e um grande pastor para o seu povo.
A literatura espanhola dá um grande destaque aos seus escritos.

Oração:

Ao vosso amparo e proteção nos acolhemos, Santo Ildefonso, e suplicamos a vossa intercessão. Alcançai-nos o dom de uma vida que seja testemunho de Jesus Cristo e avivai em nós o desejo de crescermos na fé. Abençoai as crianças e os jovens, os adultos e os idosos, Intercedei pelos doentes e encaminhai os errantes. Fazei regressar os que andam perdidos pela indiferença e pelo pecado. Reconciliai os casais e iluminai os seus caminhos.
Santo Ildefonso, nós vos pedimos o dom da fortaleza para vencer as dificuldades que nos rodeiam. A vvós, filho dedicado de Maria, pedimos a vossa intercessão e guiai os nossos passos pelo caminho da eternidade. Amén. 

Pai Nosso... e Avé Maria ...
 





Sem comentários:

Enviar um comentário