domingo, 25 de janeiro de 2015

Dia 25 de janeiro - CONVERSÃO DE S.PAULO

O seu nome de nascença é Saulo e nasceu no ano 10, na cidade de Tarso, na Cilícia (Turquia). Filho de Eliasar, fariseu e judeu da tribo de Benjamim, era um homeme forte e instruído. Era também tecelão, comerciante e legionário das tropas do imperador Augusto.Recebeu o título de Cidadão Romano pelos seus bons serviços e, por tradição, este título era deixado aos filhos.
Assim sendo, Saulo era um cidadão romano, fariseu, de linhagem nobre, bem financeiramente , era inteligente, estudioso, culto e religioso.
Foi para Jerusalém com 15 anos para dar seguimento aos seus estudos de latim, grego e hebraico, para a Escola de Gamaliel, para se tornar um grande Rabi. Saulo era um jovem baixo, magro, de nariz aquilino, moreno e de olhos negros e expressivos. Nessa época já ele se destacava pela sua expressividade fluente e cativante, a sua voz era forte e agradável e atraía as atenções tanto dos colegas como do mestre.
Por essa altura conheceu o Cristianismo, que era considerado como uma seita. Tornou-se, então, inimigo e perseguidor dos que professavam esta fé. Na sua forma de ver o mundo, ela fazia o que estava certo e queria agradar a Deus. Na morte de Santo Estevão, teve um papel importante pois foi a sua palavra e atitudes que fizeram com que Estevão fosse apedrejado até à morte, com o apoio do Sinédrio. E perseguia cristãos, denunciava-os e fazia-o convicto de estar a agir corretamente..
No capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, vemos como Saulo agia: "Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém."
Mas o Senhor tinha um outro plano para Paulo: "Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" Ele perguntou: "Quem és Tu, Senhor?" Respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens de fazer." (AT 9, 1-6)
Aí permaneceu até que Ananias, obedecendo às ordens do Senhor, lhe impõe as mãos e lhe diz:
""Saulo, meu irmão, foi o Senhor que me enviou, esse Jesus que te apareceu no caminho em que vinhas, para recobrares a vista e ficares cheio do Espírito Santo." Nesse intante, caíram-lhe dos olhos uma espécie de escamas e recuperou a vista. Depois, levantou-se e recebeu o batismo." (At 9, 17-18)
De Damasco saiu não Saulo, mas Paulo, a pregar a palavra de Deus, como Jesus lhe havia ordenado.
O Senhor fez de Paulo o seu grande apóstolo, evangelizador dos pagãos e modelo de todos os cristãos.
Escreveu catorze cartas, espalhando a mensagem de Jesus.

Patrono: Congregações Paulinas


Oração:

Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor de cristãos vos tornastes grande Apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos.
Que possamos, por vossa intercessão, conhecer e amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos, com a vossa ajuda, a graça da conversão diária e sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente ........, graça de que tanto precisamos. Amén.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós!

Pai Nosso, Avé Maria e Glória

Sem comentários:

Enviar um comentário