segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

13  de janeiro - dia de SANTO HILÀRIO de Poitiers


Nasceu em Poitiers (França), no princípio do século IV, numa família rica e pagã, da qual recebeu educação e instrução privilegiadas.
Procurou na Filosofia o sentido da vida mas só a encontrou no Evangelho o que o levou a converter-se ao cristianismo.
Foi batizado aos trinta anos, juntamente com a sua mulher e filha e, a partir daí, passaram a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristãos.
Devida a problemas internos no seio da Igreja e pelo exemplo que dava da sua vida familiar, foi convidado a ser bispo, o que implicava o abandono da sua família.
Foi eleito bispo da sua cidade natal cerca do ano 350 e combateu valorosamente a heresia dos arianos. Foi perseguido pelos imperadores e foi exilado pelo imperador Constâncio.
Esse exílio não o derrotou, aproveitou para estudar e conhecer comunidades cristãs mais antigas. escreveu livros contra os imperadores Constâncio e Auxêncio. Escreveu também obras sobre a Santíssima Trindade e comentários sobre os Salmos. Compôs hinos litúrgicos para familiarizar os fiéis com a teologia e mantê-los mais ligados às celebrações.
Morreu no ano de 367e imediatamente passou a ser considerado santo. Uma frase sua mostra como viveu destemidamente o combate contra os hereges: "Enganam-se os que julgam que me farão calar. falarei pelos escritos e a palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará livre."
O Papa Pio IX canonizou-o como Doutor da igreja.


É padroeiro dos combatentes das heresias.


"Para nós, o temor de Deus fundamenta-se no amor e atinge a sua plenitude no exercício da perfeita caridade. O nosso amor a Deus leva-nos a seguir os Seus conselhos, a cumprir os Seus mandamentos, a confiar nas Suas promessas."


Dos Tratados de Santo Hilário, bispo, sobre "O Verdadeiro temor do Senhor"


"O exercício da palavra que me concedeste não pode ser recompensa maior do que a de Vos servir pregando-Vos, e demonstrar ao mundo que o ignora, ou ao herege que o nega, que sois Pai, o Pai de Deus Unigénito."


Do Tratado de Santo Hilário, sobre a Trindade "Pregando-Vos, Vos servirei"


Oração:


Ó Deus, que marcaste pela Vossa doutrina a vida de Santo Hilário de Poitiers, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

2 comentários: