terça-feira, 17 de março de 2015


Dia 13 de março - SANTA EUFRÁSIA, virgem






Eufrásia nasceu no ano 380, na Ásia Menor, no tempo do imperador Teodósio, que era parente dos seus pais. Foi educada para viver na corte, num ambiente de luxo e vida ociosa. Os seus pais, apesar de ricos, preferiam uma vida simples e humilde e Eufrásia também não se sentia atraída por uma vida diferente dessa.
O nome Eufrásia, significa alegria. Depois do seu nascimento, os pais decidiram fazer voto de castidade para melhor se dedicarem a Deus. Eufrásia orava muito e fazia jejuns que chegavam a durar vários dias.Com a morte do pai, a mãe começou a ser cortejada e, para se afastar dessa vida, foram viver para o Egito. Com a fortuna da família pôde continuar a ajudar quem precisava e, muitas vezes, levava Eufrásia nas visitas a conventos e hospitais que ajudava a subsistir.
Com apenas sete anos, numa dessas visitas, Eufrásia pediu para ficar no convento e cumpria os seus deveres com disciplina e pontualidade, espantando todos. Ali se manteve até à morte da mãe.
Sabendo da sua orfandade, o imperador, seu parente, ofereceu-lhe uma proposta que vinha de um senador, que se queria casar com Eufrásia. Isso dar-lhe-ia estabilidade e aumentaria  a sua já considerável fortuna. Eufrásia recusou, queria manter-se virgem e continuar a seguir a vida religiosa. Pediu ao imperador que distribuísse todos os seus bens pelos pobres.
Muitas foram as graças concedidas e factos prodigiosos aconteceram através de Eufrásia. Consta que com um sinal da cruz, curou um menino à beira da morte.
A madre superiora do seu convento teve um dia uma visão onde lhe era revelado a morte da jovem e a sua futura proclamação de santidade.Eufrásia sentia-se bem mas, mesmo assim, recebeu os sacramentos. No dia seguinte foi acometida por uma súbita febre e morreu. Era o ano 412 e ficou sepultada no convento onde viveu.
O culto a Santa Eufrásia difundiu-se, tanto no oriente como no ocidente. Impressionou pela vida singela que levou e pelas graças que ainda hoje acontecem pela sua intercessão.
O dia 13 de março é a data provável da sua morte.

Oração:

Querido Deus de bondade, fizeste-nos capazes de amar e de servir. Ajudai-nos a viver esta nossa vocação, seguindo os passos de Santa Eufrásia e aprendendo com ela a virtude de servir sem jamais exigir nada em troca. Isso vos pedimos em comunhão com Cristo e com o Espírito santo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário