segunda-feira, 9 de março de 2015


 

Dia 3 de março - SANTA CUNEGUNDES, imperatriz


Cunegundes era filha do conde de Luxemburgo, Sigfredo, e de Asdvige. Os pais transmitiram a Cunegundes profundos ensinamentos cristãos e a menina, desde pequena, queria seguir a vida religiosa.
O seu destino não seguiu essa via, pois Cunegundes casou-se com Henrique, duque da Baviera. Henrique era católico e, em 1002, tornou-se rei da Alemanha.
Em 1014, o casal recebeu a coroa imperial do próprio Papa, Bento VIII, em Roma.
Foi um tempo de paz  e prosperidade para o povo e de felicidade, pois este casal ficou conhecido pela felicidade que proporcionava ao seu povo. Tanto bem atraíu a atenção de inimigos do reino e do imperador, e não só o povo mas também na corte se dizia que os esposos tinham um casamento de São José, ou seja, que viviam como irmãos.
Henrique percebeu que Cunegundes não podia ter filhos mas não a repudiou por isso, como era hábito na altura.
Mas as calúnias foram-se espalhando e, mesmo o casal não dando grande importância aos boatos que corriam de que Cunegundes era adúltera, acabaram por ter de tomar uma atitude. Em audiência pública, Cunegundes negou ter traído o marido e para comprovar a sua verdade, invocou a benção de Deus e  mandou que pusessem à sua frente grelhas quentes, que ela pisou descalça várias vezes sem que os seus pés se queimassem. Isso bastou para que todos acreditassem nela e na sua santidade e ela pôde continuar a ajudar quem precisava, pobres, doentes, crianças, idosos, abandonados, nas suas obras religiosas.
Em 1021, o casal fundou um mosteiro beneditino em Kaufungen para agradecer a Deus a cura de Cunegundes, que tinha contraído uma grave doença. Quatro anos depois, Henrique morreu e sua mulher retirou-se para esse convento, abdicando do trono e da sua fortuna, vivendo finalmente a vida religiosa que desejava em criança, por quinze anos. Esse mosteiro possui um riquíssimo acervo de belos paramentos que Cunegundes costurava. Mas ela usava um hábito muito simples e feito por si própria, com o qual trabalhava diariamente e fez questão de com ele ser enterrada.
Antes de morrer pediu para ser sepultada ao lado do marido, na catedral de Bamberg, mandada contruir por eles. Dia 3 de março de 1039 foi o seu último dia de vida terrena.
No local de sua sepultura, aconteceram vários prodígios e o seu culto espalhou-se por toda a Europa.
Foi canonizada no ano 1200 pelo Papa Inocêncio III.

Padroeira do Luxemburgo, da Lituânia e da Polónia.

Oração:

Ó querida Santa Cunegundes, fiel seguidora do ideal clariano em pobreza e castidade, sê para nós um modelo de vida pobre e casta. Que possamos viver uma fidelidade a toda a prova e um amor profundo a Jesus. Intercede por nós, para que saibamos abraçar a nossa vocação, reconhecendo que a graça nos conduz à plenitude da experiência dos mistérios de Jesus Cristo. Que o teu amor a Jesus nos ajude a viver plenamente a nossa consagração.. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário