terça-feira, 3 de março de 2015

Dia 25 de fevereiro - SANTA VALBURGA




Santa Valburga nasceu no ano de 710, em Devonshire, Inglaterra. Era filha do rei dos Saxões do Oeste, São Ricardo, de uma linhagem de cristãos  que se sucediam no trono e que já vinha do século III.
Quando Valburga tinha dez anos, o pai entregou o trono a um sobrinho e a família foi viver para um mosteiro. Pouco tempo depois, o pai e os irmãos foram em peregrinação a Jerusalém e ela ficou com a abadessa Wimburn. Dois anos depois o pai morreu e a jovem ficou no convento e tornou-se monja. E foi aí que descobriu a beleza do chamamento de Deus.
Em 748, Valburga e outras monjas foram enviadas à Alemanha para fundarem mosteiros junto de populações recém convertidas. Nessa viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas suas preces, Deus já manifestava milagres através da sua pessoa.
Na Alemanha foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que desenvolvia com os sobrinhos um grande trabalho de evangelização.
O bispo designou a diocese de Eichestat a Valburga, onde o seu irmão, o sacerdote Vunibaldo, tinha mandado construir um mosteiro, sendo este um projeto para um mosteiro feminino e do qual foi nomeada a abadessa. Depois da morte do irmão, passou a dirigir os dois mosteiros, por dezassete anos.
Valburga devotou-se a Deus de tal forma que coisas extraordinárias aconteciam com frequência, como uma luz sobrenatural que envolveu a sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as monjas e a cura da filha de um barão, após uma noite de oração ao seu lado.
Morreu no dia 25 de fevereiro de 779, o seu corpo ficou sepultado no mosteiro  de Heidenheim, onde permaneceu durante oitenta anos. Em 893, quando o seu corpo foi trasladado para a igreja de Eichestat, este estava intacto. Das pedras do sepulcro brotava um líquido de aroma suave, como se fosse um óleo fino, facto que se repetiu sob o altar onde o corpo ficou sepultado.
Nessa cerimónia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para o norte de França, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma capela dedicada a Santa Valburga. O seu culto espalhou-se e o líquido continua a brotar até hoje. É recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas que são distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que continua a operar milagres.

Oração:

Concedei-nos, ó Deus, a sabedoria e o amor que inspirastes a Vossa filha Santa Valburga para que,  seguindo o seu exemplo de fidelidade, nos dediquemos ao Vosso serviço e Vos agradecemos pela fé e pelas obras, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

.




Sem comentários:

Enviar um comentário