terça-feira, 10 de março de 2015

Dia 4 de março - SÃO CASIMIRO, príncipe da Polónia



Casimiro nasceu no dia três de outubro de 1458, na Croácia, e era o décimo terceiro filho do rei da Polónia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo. Desde o seu nascimento que Casimiro era príncipe da Polónia e grão-duque da Lituânia. poderia ter sido rei, tal como o foram os seus doze irmãos, mas preferiu renunciar a um trono e à riqueza e viver na humildade e na oração. Fez voto de castidade e vivia no seu quarto, que transformou em cela, local onde orava, jejuava e se penitenciava.
Com dezassete anos, encontava-se debilitado fisicamente pelo excesso de jejuns e penitências, mas não fugiu aos seus deveres e começou a ajudar o pai no governo da Lituânia, usando como armas a oração, a prudência e um amor profundo que dedicava a Nossa Senhora e ao Santíssimo Sacramento.
O jovem Casimiro IV acabou por aceitar a regência do reino por um curto espaço de tempo. Ele tinha entretanto contraído tuberculose. O pai, que queria alargar o território, firmando um matrimónio para o jovem com a bela e rica herdeira de Frederico III, deixou-o a tomar conta do reino.

Durante a sua regência, Casimiro não se deixou enlevar pelo poder, era muito amado pelo povo e governava com justiça e bondade. Quando o pai regressou, teve de se resignar com a decisão do jovem de ser celibatário e servir o reino de Deus.
Morreu aos vinte e cinco anos e foi sepultado em Vílnius, capital da Lituânia, em 4 de março de 1484. Passou de imediato a ser venerado pelo povo polaco, lituano, húngaro e russo e a sua fama espalhou-se pela Europa através dos peregrinos que visitavam a sua sepultura. Na Polónia é venerado como protetor dos pobres.
Em 1521 foi canonizado pelo Papa Leão X.
Padroeiro da juventude da Lituânia. Padroeiro da Polónia e da Lituânia.

Oração:

Senhor, nós Vos agradecemos por tudo o que somos e possuímos. Pela intercessão de São Casimiro, Vos pedimos a graça de sermos bons administradores dos bens que nos concedestes e, unidos a Maria, estejamos sempre atentos aos bens eternos. Livrai-nos da ganância pelo poder, da arrogância, da auto-suficiência. Dai-nos a graça de reconhecer que tudo vem de Vós, que unidos a Vós saibamos colocar os nossos talentos pessoais e as nossas riquezas ao Vosso serviço, a fim de que sejamos colaboradores de um mundo melhor. Ámen.





Sem comentários:

Enviar um comentário