sexta-feira, 27 de março de 2015





Dia 20 de março - SÃO CUTHBERTO
634-687








Quando os nortmbrios abraçaram a fé cristã, Santo Aidan fundou dois mosteiros, o de Melrose, no rio Tweed, e outro na ílha de Lindisfarne.
Cuthberto não nasceu longe de Melrose e na juventude sentiu-se feliz pelo retiro sagrado dos monges daquele mosteiro, cujo fervor procurava imitar nas montanhas enquanto apascentava as ovelhas do seu pai.
Uma noite, enquanto rezava e vigiava o rebanho, viu a alma de Santo Aidan ser transportada para o céu, por anjos, no preciso momento em que ele deixou a vida terrena, na ilha de Lindisfarne.
De imediato o jovem dirigiu-se para Melrose onde  se iniciou na vida monástica.
Nessa altura, Eata  era o abade e São Boisil o prior. Quando Eata foi chamado para governar o novo mosteiro de Rippon, levou Cuthberto consigo e encarregou-o de entreter os estrangeiros. Depois, quando São Wilfrido se tornou abade de Rippon, Cuthberto regressou a Melrose e, depois da morte de São Boisil, foi escolhido para o substituir como prior.
Nesta função trabalhou assiduamente com o povo, tentando libertá-lo dos costumes pagãos e práticas supersticiosas que ainda persistiam entre eles. Visitava especialmente aldeias distantes, situadas entre montanhas altas e inóspitas e, por isso, menos frequentadas por outros doutrinadores.
Depois de São Cuthberto viver muitos anos em Melrose, Santo Eata, também abade de  Lindisfarne, nomeou-o prior desse mosteiro maior. O santo governava Lindisfarne havia vários anos, quando, desjando uma maior proximidade com Deus, refugiou-se, com o consentimento do seu abade, na pequena ilha de Farne, para aí levar uma vida de eremita. O local era desabitado, não tinha água, nem árvores nem cereais. Cuthberto construiu uma cabana e, com as suas preces, conseguiu um poço de água fresca na sua própria cela. Embora os irmãos o viessem visitar, só dava conselhos espirituais por uma janela, sem nunca sair da cela.
Num sínodo de bispos reunido em Twiford (Nortúmbria), foi decidido que Cuthberto fosse elevado à sé episcopal de Lindisfarne. mas como nem cartas nem mensageiros obtiveram o seu consentimento, o próprio rei Elfrido rumou à ilha e intimou-o a não recusar o cargo.
Cuthberto anuiu e recebeu a consagração em York, na Páscoa seguinte. Na nova dignidade, o santo continuou com as antigas austeridades, mas lembrando-se do que devia ao seu próximo, pôs-se a caminho para pregar e instruir.
Prevendo que a morte se aproximava, Cuthberto demitiu-se do episcopado de dois anos e retirou-se para o isolamento da ilha de Farne. Morreu a 20 de março de 687.












Padroeiro dos pastores.







Sem comentários:

Enviar um comentário