terça-feira, 24 de março de 2015



Dia 17 de março - SÃO PATRÍCIO, bispo, apóstolo da Irlanda


Patrício nasceu no ano 377, na Grã-Bretanha. Há poucos dados sobre a sua origem mas, retirado do seu livro autobiográfico, Confissão, diz ter nascido na vila de seu pai, situada em Inglaterra ou na Escócia, filho de Calpurnius e, apesar de ter nascido cristão, só na adolescência passou a professar esta fé.
Aos dezasseis ou dezassete anos, foi preso por piratas irlandeses e vendido como escravo. Foi levado para a Irlanda, obrigado a fazer todo o tipo de trabalho rude e bárbaro no meio de um povo pagão.
Tentou fugir mais de uma vez e à terceira conseguiu-o. Embarcou para a Grã-Bretanha e depois para França, onde frequentou vários mosteiros, preparando-se para a vida monástica e missionária.
Começou por acompanhar São Germano, do mosteiro de Auxerre, numa missão apostólica à Grã-Bretanha. Mas o seu destino parecia estar ligado à Irlanda, a terra onde fora escravizado e onde ele queria levar Jesus Cristo.
O momento chegou com a morte do Bispo Paládio, que era o responsável por essa missão na Irlanda. O Papa Celestino I, convovou-o para dar seguimento a essa tarefa e, depois de nomeado bispo, rumou em direção à "Ilha Verde", no ano 432.
E o bispo Patrício, em quase três décadas, mudou aquela nação. Converteu quase todo o país. Não tinha apoio político mas também não recorreu à força contra os pagãos. A sua ética fez com que não houvesse perseguição aos cristãos. O rei Leogário deu o exemplo, possibilitando a conversão de toda a corte. O trabalho de Patrício foi tão importante que a Irlanda se tornou uma nação católica e, foi berço de muitos santos e evangelizadores.
Patrício fundou vários mosteiros, o que permitiu um tão grande aucesso de conversão em terras irlandesas. Fez da Ilha um centro de irradiação de fé e cultura. Dali partiram monges missionários para levar o Evangelho até terras estrangeiras. Destacam-se alguns apóstolos, como Columbano, Galo, Willibrordo, Tarásio e Donato.
A obra de Patrício marcou tanto a cultura irlandesa que as lendas heróicas desse povo têm sempre monges simples com as suas aventuras, enquanto outros povos têm como protagonistas reis e suas lutas heróicas.
O bispo Patrício morreu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, hoje Downpatrick. A tradição mantém-se até hoje e os naturais, na festa do Santo, pregam à roupa um trevo verde de três folhas, simbolizando a Santíssima Trindade.
Há na Irlanda duzentos santuários em honra se São Patrício.

Padroeiro da Irlanda.

Oração:

Santo Bispo Patrício, fiel pastor do rebanho de Cristo, tu iluminaste a Irlanda com o fulgor da Boa Nova e o poder da Trindade! Agora que estás na presença do Salvador, rogai para que Ele nos guarde em fé e amor! Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário