domingo, 29 de março de 2015


 


Dia 23 de março - SANTO TURÍBIO DE MONGROVEJO, arcebispo de Lima






Turíbio Afonso nasceu em 1538, em Leão, Espanha. Oriundo de uma família nobre pôde fazer os seus estudos em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Formou-se em Direito e em 1573 foi nomeado membro da Inquisição. O Papa Gregório XIII nomeou-o arcebispo de Lima (antes de ser padre), mas a sua jurisdição estendia-se por mais de 6.000.000 quilómetros quadrados. Chegou à América em 1581.
Durante vinte e cinco anos trabalhou na seara do Senhor, evangelizando e organizando a Igreja da América. Organizou também dez sínodos diocesanos e três provinciais.
Amou e protegeu os índios e a sua cultura e com uma leve ironia, desafiou os espanhóis, que se julgavam superiores, a aprenderem a língua dos nativos. Calcula-se que tenha andado, a pé ou a cavalo mais de quarenta mil quilómetros, percorrendo todos os lugarejos longínquos da sua diocese,  pelas neves dos Andes até aos desertos tórridos do Pacífico, administrando o sacramento da confirmação a mais de noventa mil pessoas.
Morreu na terra onde tanto tinha trabalhado numa quinta feira santa, dia 23 de março de 1606.
É conhecido como o apóstolo do Peru. Foi canonizado em 1726.




Padroeiro do Peru.




Oração:




Ó Deus, que aos Vossos pastores associastes São Turíbio de Mongrovejo, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos da Vossa Glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário