quinta-feira, 5 de março de 2015

Dia 27 de fevereiro - SÃO GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES






Francisco era o nome de batismo deste santo, nome que lhe foi dado em homenagem a São Francisco. Nasceu no ano 1838, em Assis, Itália e a sua família era de origem nobre.
Estudava no colégio dos jesuítas da sua cidade natal, mas era um rapaz fútil e vaidoso, muito dado a leitura de romances, festas, danças e diversões.
No último ano de estudo no colégio, foi acometido por uma doença e, no meio do sofrimento, prometeu que se se salvasse seguiria a vida religiosa. Assim que se apanhou bom, esqueceu-se da promessa.
Mais uma vez ficou doente, mas desta vez decidiu cumprir a promessa. Quando tinha dezoito anos, participou de uma procissão que levava a imagem de Nossa Senhora. Ele ouviu a voz da Virgem Maria que lhe dizia que Deus não o queria a viver daquela maneira, queria-o na vida religiosa. Obedeceu àquele pedido e entrou para a Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz. Ali, o jovem empenhou-se na sua missão e até mudou o nome para Gabriel de Nossa Senhora das Dores, em honra de Nossa Senhora, e dedicou-se à oração e aos estudos filisóficos. Uma característica muito particular foi que manteve a sua jovialidade também na nova vida.
Morreu muito jovem, com vinte e quatro anos, em 1862, vítima de tuberculose.
Foi beatificado em 1908 e canonizado em 1920, pelo Papa Bento XV, que o declarou um exemplo a ser seguido pela juventude de hoje.
O Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores é local de inúmeras peregrinações, um dos mais procurados de Itália e do mundo cristão.São Gabriel é também conhecido pelo "Santo do Sorriso", cativando a devoção de muitos jovens a Deus e à Virgem Maria.


Co-Patrono da Ação Católica.

Padroeiro principal da região de Abuzzo, Itália.



 



Sem comentários:

Enviar um comentário