domingo, 15 de março de 2015


Dia 9 de março - SANTA FRANCISCA ROMANA, religiosa


Francisca Bussa de Buxis de Leoni, nasceu em 1384, em Itália, no seio de uma família nobre e cristã.
Desde muito nova que Francisca queria seguir a vida religiosa mas seu pai prometeu-a em casamento. O afortunado jovem era Lorenzo Ponziani, nobre, rico e comandante das tropas papais.
Mas Lorenzo era também um bom cristão e, durante os quarenta anos em que estiveram casados, tiveram um casamento feliz, pois havia harmonia entre eles. Tiveram seis filhos. Ambos cumpriam as suas obrigações matrimoniasis e também as de cristãos, praticando a caridade e a benevolência, dedicando o seu tempo aos pobres e desvalidos, de tal forma que a casa em que moravam se foi gradualmente transformando em asilo, hospital e albergue.
Francisca sofreu o pior desgosto que uma mãe pode sofrer, pois viu morrer três dos seus filhos. Roma era uma cidade que passou por duas guerras, revoluções, epidemias, fome e muita miséria. E, no meio de tudo isto, viu também outro dos seus filhos ser feito refém e o marido ser feito prisioneiro, depois de ter sido ferido na guerra. Lorenzo não resistiu e acabou por morrer em1436. Tanta dor teria deitado abaixo outra mulher qualquer, mas não Francisca que continuou a ajudar todos os que pôde. Chamavam-lhe "Mãe de Roma".
Francisca reuniu as amigas ricas da corte para, na igreja de Santa Maria Nova, trabalharem ajudando quem preciva. Não pertenciam a nenhuma ordem religiosa, mas a sua vontade fazia-as cumprirem as suas obrigações de mães e donas de casa e também tinham tempo para esse trabalho beneficente e caridoso.Depois da morte do marido, Francisca dedicou-se inteiramente à vida religiosa, formando, com alguma amigas que também eram viúvas, a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova.
No dia 9 de março de 1440, com cinquenta e seis anos, morreu. Na sua biografia aparecem registadas várias manifestações da graça do Senhor na sua vida, assim como a presença real e contante de um anjo da guarda. Também desses registos constam as manifestações de devoção e admiração do povo de Roma que, durante três dias, accoreram para prestar a última homenagem à "Mãe de Roma". O seu corpo ficou sepultado na Igreja do convento onde vivia.
Foi proclamada Santa Francisca Romana em 1608, pelo Papa Paulo V.

Padroeira dos motoristas.

Oração:

Ó Deus, que nos destes em Santa Francisca Romana o modelo singular da vida matrimonial e monástica, concede-nos viver ao Teu serviço com tal perseverança, que possamos descobrir-Te e seguir-Te em todas as circunstâncias da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que conVosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Ámen.



Sem comentários:

Enviar um comentário