terça-feira, 3 de março de 2015

Dia 24 de fevereiro - SÃO SÉRGIO



Sérgio é oriundo de Palermo, Itália, onde nasceu no seio de uma família síria.
Foi ordenado sacerdote em Roma e, por pouco,  não se manteve ignorado na história do cristianismo. Nada foi escrito sobre ele nos registos da Igreja bizantina e grega dos primeiros tempos. No entanto, a sua popularidade veio de um escrito latino do tempo do imperador Diocleciano em que se descrevia o seu martírio e o lugar onde foi sepultado.
Diz o texto que na época do imperador Diocleciano, em 304, todos os governadores de províncias romanas tinham que perseguir os cristãos sob pena de, se não o fizessem, confiscavam-lhes os bens.  Um em particular, muito zeloso do seu cargo e bastante oportunista,  Sapricio, governava a Arménia e a Capadócia, território da Turquia de hoje.
Durante a visita de Sapricio e de um senador romano a Cesareia, na Capadócia, para assistirem às festas em honra de Júpiter, Sapricio, querendo mostrar lealdade, mandou que todos os cristãos fossem ali enviados para prestarem culto a Júpiter. Caso não o fizessem seriam denunciados e condenados à morte.
Poucos puderam fugir e a maioria esteve presente no local indicado, onde estava também Sérgio. Este era já um velho magistrado, retirado da vida profissional e dedicando-se à vida monástica. A sua presença em Cesareia deveu-se a um impulso interior e não a uma denúncia. As pessoas já não se lembravam dele, podia ter continuado retirado a rezar por aqueles que eram condenados aos martírios.A sua chegada atraíu as atenções, todos quiseram vê-lo e isso criou confusão. O sacerdote que oficiava o culto a Júpiter ficou irritado porque precisava que todos participassem na cerimónia pois, segundo ele, Júpiter estava insatisfeito e, portanto, não atendia as necessidades do povo. Algo surpreendente aconteceu, os fogos ateados para os sacrifícios apagaram-se e atribuíram este acontecimento aos cristãos, que assim tinham irritado ainda mais o deus.
Sérgio, tomando uma posição de destaque, disse a todos que os seus deuses nada valiam e que só havia um Deus, o Deus venerado pelos cristãos. Foi preso e levado perante o governador que o intimou a venerar Júpiter. Perante a recusa de Sérgio, foi decapitado no dia 24 de fevereiro.
O seu corpo foi recolhido por cristãos e sepultado na capela de uma senhora muito devota. Dali foram transportados para Ubeda, cidade espanhola da Andaluzia.
 
Oração:

Deus todo poderoso, concedei-nos por intercessão de São Sérgio, a graça de anunciar o Evangelho e denunciar toda a mentira, toda a falsidade, que atenta contra a Igreja. Ámen. São Sérgio, rogai por nós!




Sem comentários:

Enviar um comentário