quarta-feira, 4 de março de 2015

Dia 26 de fevereiro - SÃO PORFÍRIO, bispo de Gaza



 Porfírio nasceu no ano 347 em Tessalónica, na Grécia. Foi muito bem educado por seus pais e orientado na vida cristã em busca de Deus.
Com vinte e cinco anos foi para o Egito onde experimentou uma vida austera. Depois foi para a Palestina onde viveu cinco anos como eremita. Durante mais cinco anos visitou os lugares santos de Jerusalém e depois estabeleceu-se nas margens do rio Jordão.
Aqui conheceu o discípulo Marcos mas, entretanto, devido à insalubridade do local onde moravam, Porfírio ficou muito doente e teve de voltar a Jerusalém para se tratar.
Sentia, contudo, que lhe faltava algo. Com a morte dos pais, Porfírio recebeu uma grande herança. Decidiu manter-se pobre e mandou distribuir todos os seus bens pelos pobres da sua terra natal.
Numa altura em que não se encontrava muito bem de saúde, desmaiou e, de repente, viu-se frente a frente com Cristo crucificado, tendo a seu lado o bom ladrão. Jesus ordenou-lhe que levantasse Porfírio do chão, deepois o próprio Jesus desceu da cruz, deu-a ao santo e disse-lhe que cuidasse dela. Ao acordar, Porfírio estava curado. E João, bispo de Jerusalém, tratou de nomear Porfírio "guarda do santo lenho". Ordenou-o sacerdote e bispo em Gaza.
Em Gaza havia um templo pagão e os seus frequentadores  planearam matá-lo, mas Porfírio venceu  combatendo-os com a fé. Com a sua influência conseguiu que muitos templos pagãos fechassem as suas portas.
Numa época em que não chovia havia muito tempo, os agricultores em desespero faziam sacrifícios pedindo chuva aos deuses pagãos, mas nenhuma gota caiu do céu. Porfírio ordenou um dia de jejum e organizou uma procissão de penitência. Mal terminou a procissão, começou a chover abundantemente e muitos pagãos dse converteram.
Em Gaza não ficaram vestígios de paganismo a não ser uma estátua da deusa Vénus. Um dia, Porfírio colocou-se diante da estátua e ela desmoronou-se desfazendo-se em muitos pedaços. Quem ainda não se tinha convertido, fê-lo neste momento.
A fama de santidade acompanhou este homem até à sua morte, que ocorreu em 26 de fevereiro de 420.

Oração a São Porfírio:

Feliz aquele que segue Teus caminhos, ó Senhor! Ajuda-nos a praticar os Teus ensinamentos e a aproveitar o testemunho que os santos dão em Teu favor. Fortalece-nos para abraçar o árduo caminho da cruz e sustenta a nossa caminhada com a esperança da ressurreição. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário