segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dia 1 de fevereiro - SANTA BRÍGIDA de Kildare

Filha de um chefe irlandês , Brígida nasceu em 451 ou 452, na Irlanda.
Desde muito jovem que Brígida respondeu ao chamamento do Senhor para a vida religiosa.
Aos vinte anos fundou o primeiro convento feminino na "ilha dos santos", em Kildare, na Irlanda. Foi freira, abadessa e fundou mais conventos.
No centro da espiritualidade desta localidade, está um constante apelo à misericórdia divina e à caridade para com os pobres. Santa Brígida aparece, normalmente, representada na companhia de uma vaca (ela que é a padroeira dos leiteiros), fonte do precioso alimento que, num prático sentido de mulher, encontrara meio de saciar a fome a muitos pobres que batiam à porta do convento. Quando era jovem, a mãe deu-lhe dinheiro para comprar manteiga. Em vez disso, no caminho, ela deu o dinheiro a um pobre. Noutra ocasião, já mais velha, Santa Brígida deu água a um pobre e esta transformou-se em leite.
Morreu a 1 de fevereiro de 525.


Padroeira da Irlanda e dos leiteiros 

Oração de Santa Brígida, pelos que sofrem:

Ó Jesus, que sois em todas as coisas começo e fim, vida e virtude, lembrai-Vos de que por nós fostes mergulhado num abismo de dores, da planta dos pés até ao alto da cabeça. Em consideração da extensão das Vossas Chagas, ensinai-me a guardar os Vossos Mandamentos, mediante uma sincera caridade, mandamentos estes que são caminho espaçoso e agradável para aqueles que Vos amam. Assim seja!

Pai Nosso e Avé Maria


Sem comentários:

Enviar um comentário