terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dia 8 de fevereiro - SÃO JERÓNIMO EMILIANO



Jerónimo Emiliani nasceu em 1486, em Veneza, Itália, no seio de uma família nobre.
A sua juventude foi agitada, com muitas vivências mundanas e comportamentos desregrados. O pai morreu quando ele tinha apenas quinze anos e o rapaz tornou-se soldado. Fez uma carreira brilhante em Veneza e chegou a general. Aliciado pelos prazeres e vícios mundanos, Jerónimo tornou-se duro e violento.
Os reis de França, da Alemanha e de Espanha aliaram-se ao papa e entraram em guerra contra os venezianos. Jerónimo, como bom militar que era,  manteve-se no seu posto e defendeu a sua cidade. A cidade caiu e Jerónimo foi preso, levado para uma torre, acorrentado e alimentado só a pão e água.
Ali aconteceu algo extraordinário. Lembrou-se dos ensinamentos que a mãe lhe dera e arrependeu-se da sua conduta imprópria. Reconheceu os seus pecados e ofereceu aquele sacrifício pela sua conversão. Passou o seu tempo a rezar e, um dia, apareceu-lhe Nossa senhora de Treviso que lhe deu as chaves das correntes e, consequentemente, a liberdade.
Milagrosamente, saiu pela porta da frente e atravessou os campos sem ser visto por ninguém. Dirigiu-se à igreja de Treviso onde depositou as correntes e a chave sobre o altar e confirmou a sua devoção a Deus. Quis que este momento ficasse registado e pediu para lhe pintarem um quadro que o representasse.
Diante do altar, ele pediu a Jesus: "Ó Jesus, não sejais um juiz para mim, mas antes o meu salvador."
Aos poucos foi-se afastando da vida de riqueza e, em 1528, quando a peste e uma grande fome assolaram a Itália, ele vendeu os bens que ainda tinha e transformou a sua casa num hospital para acudir aos mais necessitados.
Neste período de tempo, ele também ficou doente. Pediu a Deus que o salvasse e que se dedicaria a Ele somente. E assim aconteceu, Jerónimo foi salvo e a sua vida passou a ser exclusivamente consagrada ao serviço do Senhor.
Na época da peste muitas crianças ficaram órfãs. São Jerónimo acolheu-as em sua casa, alimentou-as, ensinou-as a rezar. Mais tarde, foi ordenado sacerdote e alargou o seu trabalho para fora de Veneza.
Em Somasca, fundou um seminário junto a um convento, criando a Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca, ou Companhia dos Servos dos Pobres, trabalhando com jovens, pobres, doentes, moribundos, prostitutas...
Vendo o seu frutuoso trabalho, o governador de Veneza deu-lhe a direção do "Hospital dos Incuráveis". São Jerónimo viu neste gesto a oportunidade de revitalizar este espço e alargá-lo a prestar mais e melhores serviços a quem precisava.
Sentiu que a morte se aproximava e tratou de deixar um sucessor para dar continuidade ao seu trabalho. Gravemente enfermo, após tratar de doentes com peste, entregou a sua alma a Deus, no dia 8 de fevereiro de 1537, após a Sagrada Comunhão.
O seu lema de vida e o seu legado, espelhavam-se nesta máxima: "Segui o caminho do Crucificado, desprezai a iniquidade, amai-vos uns aos outros e servi aos pobres."
São Jerónimo Emiliano foi beatificado em 1747. Vinte anos depois, foi canonizado, em 1767.
Em 1928, o Papa Pio XI proclamou-o "Patrono universal dos órfãos e da juventude abandonada", pela missão da sua vida.


Patrono e protetor dos órfãos e dos jovens abandonados.


Oração:


Graças e louvores sejam dadas ao Deus de todas as consolações pelas inúmeras graças concedidas a São Jerónimo Emiliano, fazendo-o fundador da Sociedade dos Clérigos Regulares, ajudando a muitos desvalidos e doentes, entre tantos necessitados. Dai-nos, Senhor, amor por Vós e por todas as coisas Santas. São Jerónimo Emiliano, rogai por nós! Ámen.





Sem comentários:

Enviar um comentário