sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia 12 de fevereiro - SANTA EULÁLIA


Eulália nasceu no ano 290, próximo da cidade de Barcelona. A família de Eulália pertencia à nobreza e os pais viviam numa enorme propriedade perto da corte. A jovem vivia rodeada de muito amor, muito carinho e mimos que não deixavam desabrochar a sua personalidade.
Eulália era muito inteligente e caridosa. Dedicava muito tempo à sua devoção fervorosa a Jesus Cristo. Juntava-se com as amigas e em conjunto entoavam cânticos de louvor ao Senhor e distribuíam as suas melhores coisas aos pobres das redondezas.

A fé cristã tinha-se espalhado pela Espanha e os tentáculos do poder dos imperadores Diocleciano e Maximiliano chegaram até este país, pela mão de um cruel juiz, Daciano, encarregue de resolver aquela questão, ou seja, exterminar os cristãos.

Por esta altura tinha Eulália treze anos e os seus pais, com receio do que lhe podia acontecer, decidiram mandá-la para uma propriedade afastada da cidade.

Eulália achou que isso era uma cobardia e, sem os pais saberem, apresentou-se perante o tal juiz dizendo que se queriam cristãos, ali estava uma. Foi julgada e condenada o adorar um deus pagão. Ela recusou, mantendo-se firme na sua fé. Daciano mandou chicoteá-la até o seu corpo ficar em carne viva. Depois, mandou queimá-la viva. Morreu no dia 12 de fevereiro de 304.

Foi sepultada numa igreja que foi destruída durante um incêndio. Mas as relíquias da santa mantiveram-se intactas.

O culto a Santa Eulália acabou por sair de Barcelona e atravessou fronteiras, espalhando-se por todo o mundo cristão oriental e ocidental.

Protetora das vítimas de tortura.


Padroeira da cidade de Mérida e uma das padroeiras de Barcelona.

Oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Concedei-nos, Senhor, a Vossa protecção e (indicar a graça), pelos méritos da doce, formosa, preciosa Santa Eulália, virgem e mártir, fazei com que seja sempre defendida pela sua intercessão a Ordem que a celebra como padroeira e defensora. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.
Santa Eulália, rogai por nós!

Pai Nosso, Avé Maria e Glória.



Sem comentários:

Enviar um comentário